Atos Antidemocráticos

Lula decreta intervenção federal na segurança pública do DF após atos antidemocráticos em Brasília

08 jan 2023, 18:41 - atualizado em 08 jan 2023, 18:41
Luiz Inácio Lula da Slva posse 1º janeiro 2023 terceiro mandato Brasília fotos imagens cerimônia congresso
Lula faz pronunciamento neste domingo após atos antidemocráticos em Brasília e assina decreto de intervenção federal na segurança pública da capital (Imagem: Ag. Câmara/ Tauan Alencar)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste domingo (8) a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal até o dia 31 de janeiro. O decreto foi feito após a capital federal ter sido alvo de atos antidemocráticos.

Manifestantes bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes da República.

Bolsonaristas invadem área do Congresso; veja vídeos

Bolsonaristas invadem Palácio do Planalto

Bolsonaristas invadem STF e cavalaria é acionada; veja vídeos

Lula, que está em Araraquara (SP), disse que os envolvidos serão identificados e punidos. “Todas essas pessoas que fizeram isso serão encontradas e serão punidas”, disse.

Segundo o presidente, os financiadores desses “vândalos” que foram a Brasília também serão descobertos. “E todos eles pagarão com a força da lei esses gestos antidemocráticos”, afirmou. 

Lula lembrou que a democracia exige que as pessoas respeitem as instituições que foram criadas para fortalecer a democracia.

Intervenção federal no DF

Com isso, Lula leu o decreto que estabelece a intervenção federal no Distrito Federal, “com o objetivo de conter o comprometimento da ordem pública”. O anúncio de intervenção foi feito quase três horas e meia após a invasão e assinado pelo presidente, conforme termos da Constituição.

Confira a íntegra do pronunciamento de Lula sobre atos antidemocráticos

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar