Lula decidirá só no domingo se usará carro aberto ou fechado na posse, diz Dino
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai decidir apenas no domingo, dia da sua posse, se fará o tradicional desfile em carro aberto em Brasília ou se optará por um veículo fechado, afirmou o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino.
De acordo com Dino, a decisão final, que deverá ocorrer perto do meio-dia, levará em conta questões de segurança e climáticas de acordo com a previsão do tempo, há possibilidade de chuva no domingo na capital federal, onde as cerimônias da posse começam à tarde.
O tema ganhou mais relevância após a prisão no sábado de um homem apoiador do atual presidente Jair Bolsonaro que confessou ter participado de um plano para explodir uma bomba em Brasília.
O objetivo, segundo seu depoimento à polícia, era provocar o caos que motivasse uma intervenção das Forças Armadas que impedissem a posse de Lula.
“O roteiro da posse de Lula está mantido”, afirmou Dino, que acrescentou que Lula terá à disposição “um cardápio de opções” para que tome sua decisão final.
Dino deu as declarações em entrevista coletiva à imprensa em Brasília, ao lado do futuro ministro da Defesa, José Múcio, e do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).