Lula cumprimenta Trump por posse e diz esperar manter parceria comercial entre Brasil e EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou nesta segunda-feira (20) Donald Trump pela posse como presidente dos Estados Unidos (EUA) em publicação no X (antigo Twitter).
Lula disse que “as relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica”.
O presidente brasileiro afirmou ainda que está certo de que os países podem seguir avançando nas parcerias em diversas áreas, como comércio, ciência, educação, cultura e outras.
“Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”, escreveu.
Mais cedo, em reunião ministerial, Lula afirmou que espera uma “gestão profícua” do republicano e que não quer briga com os EUA, a Venezuela ou outro país.
“Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problema na democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os EUA e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua para que o povo americano melhore e para que os americanos continuem a ser o parceiro histórico que são do Brasil”, disse.
“Da nossa parte não queremos briga, nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia, nem com a Rússia. Nós queremos paz, nós queremos harmonia, nós queremos ter uma relação onde a diplomacia seja a coisa mais importante e não a desavença, não a encrenca. Esse é o país que vamos construir, esse é o país que assumimos o compromisso de construir, esse é o país que temos a obrigação de entregar”, defendeu Lula.
*Com informações da Reuters