Política

Lula critica bônus para CEOs de bancos e falta de investimentos em empresas

21 mar 2023, 12:49 - atualizado em 21 mar 2023, 12:49
Lula, Politica
Lula critica em entrevista concedida nesta terça-feira bônus pagos aos CEOs de bancos (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o pagamento de bônus à executivos-chefes (CEOs) de bancos e a falta de investimentos destas instituições em empresas, durante entrevista concedida nesta terça-feira (21). Ele também pontou que a ala do mercado ligada ao sistema financeiro tem como foco apenas o lucro.

Essa foi a primeira entrevista do presidente ao vivo – ou seja, sem edição nem cortes. Desde que tomou posse, Lula já falou com emissoras de TV, como GloboNews e CNN, assim como a Band News FM. No entanto, todas as conversas foram gravadas com antecedência.

Questionando sobre a palavra “mercado” causar uma irritação, Lula destacou que não enxerga o mercado apenas como banqueiros, mas também os empresários.

“Os empresários fazem parte do mercado, vocês [jornalistas que o entrevistaram] fazem parte do mercado, todo mundo faz parte do mercado. Ou seja, o que acontece é que tem uma ala do mercado, ligada ao sistema financeiro, que só pensa no lucro”, disse.

Após a fala, questionou sobre a explicação para o Credit Suisse ter quebrado. “Qual a explicação que as pessoas me dão para que o Credit Suisse tenha dado um rombo de $ 54 bilhões de dólares?”

Lula disse ainda que, há um ano, qualquer diretor falava que esse banco era “a coisa mais perfeita do mundo”. Entretanto, “quebrou como quebraram outros bancos americanos”.

“Quando a gente foi discutir o G20, em 2008, estávamos discutindo que era preciso acabar com esse negócio de os CEOs dos bancos ganharem bônus, que às vezes afundava o banco. As pessoas vão vendendo papel atrás de papel, não produz nada e chega uma hora que a mentira financeira desaparece”, disse.

Lula critica ausência de investimentos

O presidente questionou ainda se os bancos vão emprestar dinheiro para o setor produtivo, visto que, com dinheiro, a empresa cresce, gera emprego e o banco também ganha.

“Mas hoje não, eles [os bancos] querem viver de especulação e querem viver da taxa de juros do governo”.

Neste cenário, questionou por que os bancos não emprestam dinheiro para os empresários e ainda são contra o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) o fazer.

“Eu coloquei Aloizio Mercadante no BNDES porque precisa voltar a ser um banco de investimento”, afirmou.

Lula defendeu que o BNDES deve emprestar dinheiro para pequenas empresas, para que a economia possa crescer e empregos sejam gerados. Contudo, destacou que, tudo isso, sem fazer “nenhuma loucura”, pois não quer que os bancos tenham prejuízos, e sim lucro, mas que uma parte seja investido.

“Como é que se explica a Petrobras ter $ 215 bilhões de reais para distribuir para os acionistas minoritários e agente não está sequer refinando a quantidade de gasolina que nós precisamos?”, apontou.

Lula quer Eletrobras de volta ao governo e defende suspensão da venda de ativos da Petrobras (PETR3;PETR4)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar