Lula convida Marina Silva para Ministério do Meio Ambiente, diz jornal
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria convidado a deputada eleita Marina Silva (Rede-SP) para o cargo de ministra do Meio Ambiente, segundo noticiou o portal G1 Globo. O presidente eleito se reuniu com Silva na tarde de sexta-feira (23), em Brasília, mas ainda não confirmou o convite.
Silva já foi titular da pasta de ambiente nos anos de 2003 a 2008, durante os dois primeiros mandatos do novo chefe do Executivo.
Para o próximo mandato do petista, ele sondou a deputada para ser a representante de autoridade climática, mas ela recusou ao afirmar que o cargo deveria ser ocupado por alguém de caráter técnico.
Tive uma boa conversa com o @LulaOficial sobre os rumos da política socioambiental do país. Esclareço que no encontro não tratamos sobre convite para assumir a autoridade climática, que defendo ser um cargo técnico vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.
— Marina Silva (@MarinaSilva) December 23, 2022
Até então, Lula já nomeou 21 dos ministros de seu governo. Ele prometeu anunciar mais 13 nomes e fechar seu Ministério até terça-feira (27).
Tebet e Silva
Lula se meteu em uma sinuca de bico no que se refere a encontrar um cargo para Marina Silva e Simone Tebet (MDB).
A senadora e ex-candidata a presidência Tebet foi uma das principais aliadas do petista no segundo turno das eleições e tinha o plano de assumir o Ministério do Desenvolvimento Social. No entanto, a pasta foi para o ex-governador Wellington Dias.
Lula cogitou colocar Simone no Ministério do Meio Ambiente. No entanto, ela não quis tirar o lugar de Silva e, segundo rumores, só aceitaria o cargo a política da Rede ocupasse a autoridade climática.
Além disso, ambientalistas temiam o nome de Tebet na pasta de ambiente devido à influência do agronegócio caso a emedebista assumisse.
Com o convite para Silva, a situação de Tebet no governo segue incerta.
Marina Silva: Ministra ou autoridade climática? Entenda a diferença entre os cargos