Política

Lula convida Marina Silva para Ministério do Meio Ambiente, diz jornal

24 dez 2022, 11:33 - atualizado em 24 dez 2022, 11:34
Marina Silva
Lula convida Marina Silva para Ministério do Meio Ambiente (Imagem: Flickr/Lula Oficial/Juca Varella)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria convidado a deputada eleita Marina Silva (Rede-SP) para o cargo de ministra do Meio Ambiente, segundo noticiou o portal G1 Globo. O presidente eleito se reuniu com Silva na tarde de sexta-feira (23), em Brasília, mas ainda não confirmou o convite.

Silva já foi titular da pasta de ambiente nos anos de 2003 a 2008, durante os dois primeiros mandatos do novo chefe do Executivo.

Para o próximo mandato do petista, ele sondou a deputada para ser a representante de autoridade climática, mas ela recusou ao afirmar que o cargo deveria ser ocupado por alguém de caráter técnico.

Até então, Lula já nomeou 21 dos ministros de seu governo. Ele prometeu anunciar mais 13 nomes e fechar seu Ministério até terça-feira (27).

Tebet e Silva

Lula se meteu em uma sinuca de bico no que se refere a encontrar um cargo para Marina Silva e Simone Tebet (MDB).

A senadora e ex-candidata a presidência Tebet foi uma das principais aliadas do petista no segundo turno das eleições e tinha o plano de assumir o Ministério do Desenvolvimento Social. No entanto, a pasta foi para o ex-governador Wellington Dias.

Lula cogitou colocar Simone no Ministério do Meio Ambiente. No entanto, ela não quis tirar o lugar de Silva e, segundo rumores, só aceitaria o cargo a política da Rede ocupasse a autoridade climática.

Além disso, ambientalistas temiam o nome de Tebet na pasta de ambiente devido à influência do agronegócio caso a emedebista assumisse.

Com o convite para Silva, a situação de Tebet no governo segue incerta.

Marina Silva: Ministra ou autoridade climática? Entenda a diferença entre os cargos

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar