Eleições 2022

Lula conversa com Biden: “Eleições livres, justas e confiáveis”, diz Casa Branca; leia a íntegra do comunicado

31 out 2022, 16:35 - atualizado em 31 out 2022, 16:35
Joe Biden Lula eleições eleição presidente eleito cooperação conversa
Recado: em conversa com Lula, Biden chancelou eleições brasileiras (Imagem: Official White House Photo by Adam Schultz))

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversaram nesta segunda-feira (31) por teleconferência. Ontem, Biden já havia felicitado Lula pela vitória em uma mensagem divulgada nas redes sociais, mas esta foi a primeira conferência de ambos.

No briefing divulgado pela Casa Branca, o líder do governo americano cumprimentou novamente Lula pela vitória. Biden também comentou sobre “a força das instituições democráticas brasileiras, seguindo eleições livres, justas e com confiáveis”.

Biden fala com Lula e manda recado a Bolsonaro

O trecho foi considerado um recado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado no segundo turno das eleições ontem (30). Como se sabe, Bolsonaro atacou a confiabilidade das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral durante toda a campanha.

Às vésperas do segundo turno, o presidente chegou a convocar eleitores para que permanecessem nas seções eleitorais até o fim da votação.  O silêncio de Bolsonaro, que ainda não reconheceu a derrota, nem cumprimentou Lula, como é praxe em eleições, também é visto com preocupação pela comunidade internacional e por grupos políticos. Há o temor de que o presidente conteste o resultado das urnas.

Segundo informações que circulam nesta tarde, Lula deve realizar um tour internacional antes da posse para conversar com diversos líderes mundiais. Não se descarta a possibilidade de que a viagem passe pelos Estados Unidos, onde se encontraria com Biden.

Veja a íntegra do comunicado da Casa Branca sobre a conversa de Biden com Lula

President Joseph R. Biden, Jr. spoke today with President-Elect Luiz Inácio Lula da Silva of Brazil to offer his congratulations on his election. During the call, President Biden commended the strength of Brazilian democratic institutions following free, fair, and credible elections. The two leaders discussed the strong relationship between the United States and Brazil, and committed to continue working as partners to address common challenges, including combatting climate change, safeguarding food security, promoting inclusion and democracy, and managing regional migration.

“O presidente Joseph R. Biden Jr. conversou hoje com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil para oferecer seus cumprimentos pela sua eleição. Durante a conversa, o Presidente Biden comentou sobre a força das instituições democráticas brasileiras, seguindo eleições livres, justas e confiáveis. Os dois líderes discutiram a forte relação entre os Estados Unidos e o Brasil, e se comprometeram a continuar trabalhando como parceiros para endereçar desafios comuns, incluindo o combate à mudança climática, salvaguardar a segurança alimentar, promover a inclusão e a democracia, e administrar a migração regional.”

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
marcio.juliboni@moneytimes.com.br
Linkedin
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar