Política

Lula confirma que pretende indicar Dilma para presidência de banco dos Brics

16 fev 2023, 14:25 - atualizado em 16 fev 2023, 14:25
Lula e Dilma
Para a indicação de Dilma, Troyjo teria que deixar o cargo. Além disso, o nome da ex-presidente precisa ser aprovado pelos demais membros do Brics (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira sua intenção de indicar a ex-presidente Dilma Rousseff para presidir o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do grupo de nações emergentes Brics.

“Olha, se depender de mim, ela vai”, disse o presidente em entrevista à CNN Brasil ao ser questionado se Dilma será a próxima presidente do NDB.

“Ela tem uma coisa que ela é muito competente tecnicamente. Então, se ela for presidente do banco dos Brics será uma coisa maravilhosa para os Brics e será uma coisa maravilhosa para o Brasil“, acrescentou.

Formado pelos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para o financiamento de infraestrutura, o banco é visto por seus membros como uma alternativa ao Banco Mundial. Baseado em Xangai, começou a operar em 2015.

O Brasil ocupa atualmente a presidência rotativa da instituição, até 2025. O ex-secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, é o presidente desde 2020.

Para a indicação de Dilma, Troyjo teria que deixar o cargo. Além disso, o nome da ex-presidente precisa ser aprovado pelos demais membros do Brics.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar