Política

Lula confirma Mercadante no BNDES e reafirma que estatais ‘não estão à venda’

13 dez 2022, 16:14 - atualizado em 13 dez 2022, 16:30
Lula
Para Lula, o crescimento do PIB não é “número para usar em manchete de jornal”. (Imagem: REUTERS/Mohammed Salem)

O presidente diplomado, Lula (PT), confirmou nesta terça-feira (13) que o ex-ministro do governo Dilma Aloizio Mercadante será o novo presidente do BNDES. Lula e integrantes da equipe de transição apresentaram o relatório com resultados do governo de transição hoje.

“Nós estamos precisando de alguém que pense em desenvolvimento, em industrializar o país, em inovação tecnológica, em alguém que pense em financiamento ao pequeno e médio empresário, para que o país volte a gerar emprego”, disse.

Lula afirmou que “quer dizer ao mundo inteiro” que quem quiser vir ao Brasil, venha. “Tem trabalho, tem projetos novos para investimento”, afirmou. “Mas não venham aqui para comprar nossas empresas públicas, porque elas não estão à venda”.

O presidente diplomado destacou que queria “dizer algo ao glorioso mercado” e lembrou do desempenho da economia em seus dois primeiros mandatos. “Digam se em algum momento, o mercado brasileiro ganhou tanto dinheiro quanto de 2003 a 2010”.

Para Lula, o crescimento do PIB não é “número para usar em manchete de jornal”. “Só tem sentido se for distribuído para o povo brasileiro”, afirmou.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Leia mais sobre: