Lula confirma indicação de advogado Cristiano Zanin ao STF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta-quinta-feira que indicará o advogado Cristiano Zanin, que defendeu o presidente nos processos da operação Lava Jato, para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) e disse que a nomeação já era esperada.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
“Já era esperado que eu fosse indicar o Zanin para o STF, não só pela minha defesa, mas porque eu acho que se transformará em um grande ministro da Suprema Corte. Conheço suas qualidades, formação, trajetória e competência. E acho que o Brasil irá se orgulhar”, disse Lula em publicação no Twitter.
Uma vez formalizada a indicação, Zanin será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e terá de ter seu nome aprovado pela comissão e, posteriormente, pelo plenário do Senado para assumir a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski em abril.
Como advogado de Lula na Lava Jato, Zanin tornou-se um dos principais críticos da operação e, durante audiências no âmbito dos processos respondidos pelo agora presidente, travou embates com o então juiz e hoje senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e com membros do Ministério Público Federal (MPF) que compunham a força tarefa da operação.
Ele foi responsável pelas ações que levaram à anulação das condenações de Lula por decisão do STF e que permitiram que o petista deixasse a prisão e concorresse à Presidência na eleição do ano passado.
Mais cedo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), havia adiantado que Lula indicaria Zanin para a vaga e avaliou o advogado de forma positiva.
“Me encontrei ontem com o Cristiano Zanin, ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal… Já conversei com o presidente Davi Alcolumbre, que dará o andamento na Comissão de Constituição e Justiça”, disse Pacheco a jornalistas.
Mais tarde, em entrevista à GloboNews, Pacheco disse que Zanin possui os predicados para fazer parte da corte e que espera que o desfecho da análise do nome do advogado ocorra até o início de julho.
Zanin, de 47 anos, é casado com a também advogada Waleska Teixeira Martins, que por sua vez é filha de Roberto Teixeira, também advogado e amigo pessoal e compadre de Lula.