Política

Lula confirma Haddad como ministro da Fazenda a interlocutores, diz Jornal

03 dez 2022, 14:23 - atualizado em 03 dez 2022, 14:25
Lula Bitcoin criptomoedas
Lula só deve anunciar os nomes de seu ministério após a diplomação presidencial no dia 12 de dezembro (Imagem: Divulgação/PT)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria confirmado a seus interlocutores que Fernando Haddad (PT) será o ministro da Fazenda do próximo governo, reportou o jornal Valor Econômico. A confirmação teria sido feita em reuniões políticas e no jantar de quinta-feira (1) na casa da senadora Kátia Abreu (PP-TO), em Brasília.

Haddad é um nome da confiança de Lula e já era um dos favoritos para assumir a pasta. A imprensa cogitava que o ex-ministro da educação pudesse ocupar o cargo da Fazenda. A especulação abalou os mercados.

Na sexta-feira (2), o futuro presidente disse que o nome escolhido para comandar o Ministério da Fazenda terá a cara de seu primeiro mandato.

“O meu ministro da Economia será essa cara do sucesso do meu primeiro mandato”, afirmou, acrescentando que, como presidente, ele “obviamente” quer ter inserção nas decisões políticas e econômicas do país, mesmo com a autonomia dos ministério.

Além de Haddad, ainda nas conversas em Brasília, Lula também teria afirmado que indicará Mauro Vieira, embaixador do Brasil na Croácia, para o comando do Itamaraty. Vieira foi chanceler no governo de Dilma Rouseff.

O petista também teria confirmado outros nomes já divulgados pela imprensa. José Múcio Monteiro, ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), assumirá o Ministério da Defesa; e Flávio Dino (PSB), senador eleito pelo Maranhão, será indicado ministro da Justiça.

O presidente eleito anunciou que só deve anunciar os nomes de seu ministério após a diplomação presidencial no dia 12 de dezembro.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar