Lula avalia novos nomes para o Banco Central; veja quem são os cotados à diretoria
Na semana passada, acabou o mandato de Bruno Serra e Paulo Souza como diretores do Banco Central e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode já ter os nomes dos futuros diretores da autoridade monetária.
O ministro Fernando Haddad afirma que já apresentou à Lula nomes de pessoas que podem assumir os cargos de diretor de Política Monetária e de Fiscalização. Em conversa com jornalistas, Haddad disse que o presidente avaliará neste mês os currículos apresentados.
No entanto, ele destacou que não tem como fazer as indicações enquanto não for instalada uma comissão no Senado para aprovar os nomes.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
A expectativa é de que Lula escolhas nomes alinhados ao PT. Segundo a Folha de S. Paulo, são cotados para o cargo de Política Monetária Luiz Awazu Pereira da Silva e Tony Volpon, ex-diretores do Banco Central na gestão Dilma Rousseff.
Já no caso do cargo de diretor de Fiscalização, o nome pode ser um de carreira da autoridade, mas não é descartada a recondução de Paulo para o cargo.
“Ele [Paulo Souza] queria sair por motivos de saúde, melhorou e me disse que não quer mais sair. É um ótimo caso de recondução, mas de novo, a prerrogativa é do governo”, disse o presidente Roberto Campos Neto em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.
Também chegaram a ser cotados Harold Paquete Espínola Filho, chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias; Belline Santana, chefe do Departamento de Supervisão Bancária; e Sandro Mazerino Sobral, líder de mercados do Santander.