Teto de gastos

Lula ataca teto de gastos: “Não preciso. Quem foi que mandou o Brasil fazer teto de gastos? Foi a Faria Lima?”

27 jul 2022, 17:44 - atualizado em 27 jul 2022, 17:44
Lula e Alckmin
Lula disse que ira manter benefício de R$600 aos mais pobres (Imagem: REUTERS/Carla Carniel)

Em entrevista aos jornalista do portal UOL nesta quarta-feira (27), Luis Inácio Lula da Silva (PT) voltou a atacar o teto de gastos. O ex-presidente disse que, se eleito, irá revogar a lei que limita os gastos do governo federal.

“Não preciso de teto de gastos. Quando você faz uma lei de teto de gastos é porque você é irresponsável, porque você não confia em você, porque você não confia no seu taco, porque você não tem segurança do que vai fazer”, disse o petista.

Lula disse que o governo precisa gastar em programas sociais. “Se eu tiver que gastar eu tenho que fazer uma dívida em algum ativo que seja produtivo e que me garanta uma certa rentabilidade. Eu não posso gastar aquilo que não tenho”, disse.

O ex-presidente, que lidera as pesquisas de intenção de votos, ainda atacou o sistema financeiro.

“Não preciso de teto de gastos, quando você faz uma lei de teto de gastos é porque é irresponsável, porque você não confia no seu taco e não confia no que vai fazer. Quem é que obrigou a fazer esse teto de gastos, foi a Faria Lima? Foi o sistema financeiro? Sem se importar que o povo é dono de uma parte?”, questionou em entrevista ao portal UOL.

“O país não precisa de teto de gastos. Precisa de governo que tenha credibilidade, que garanta estabilidade e que tenha previsibilidade. Digo desde 1989 que aprendi economia com uma mulher analfabeta que pegava meu holerite e distribuía as coisas dentro de casa. Sei que não posso gastar mais do que eu tenho”, afirmou.

“Temos que parar de nos perguntar o que é gasto e o que não é gasto e começar a responder quanto custou não fazer as coisas na hora certa, não investir educação no começo do século passado. Quanto custou não investir em saúde no momento certo? Esse país ficou sempre pra trás, foi último a abolir escravidão, o último a ter universidade”, disse.

Money Times é Top 9 em Investimentos!

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
matheus.caselato@moneytimes.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.