Eleições 2022

Lula: As propostas de governo para um terceiro mandato do petista

25 out 2022, 10:05 - atualizado em 25 out 2022, 10:05
lula
(Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

Faltando poucos dias para o segundo turno das eleições, os candidatos à presidência da República concentram suas energias em aumentar a rejeição do adversário, mas é importante que o eleitor também analise as propostas que estão no plano de governo de cada um.

Para a economia,  Lula (PT) quer revogar o teto de gastos e revisar o atual regime fiscal brasileiro.

A sua reforma tributária busca a simplificação de impostos de consumo, além da taxação de grandes fortunas. O candidato também diz ter compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável com estabilidade, para superar a crise e conter a inflação.

O programa de governo de Lula menciona o aperfeiçoamento da tributação sobre o comércio internacional, desonerando, progressivamente, produtos com maior valor agregado e tecnologia embarcada.

Confira as propostas econômicas dos candidatos à Presidência

Já na parte de benefícios e auxílios sociais, o candidato quer promover um “programa Bolsa Família renovado e ampliado”, embora não dê muitos detalhes sobre. Lula é a favor de manter o Auxílio Brasil de R$ 600 para além de dezembro de 2022.

O candidato é contra a privatização da Petrobras (PETR3PETR4) e também se opõe à privatização da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), dos Correios e da Eletrobras (ELET3ELET6).

Ele quer implementar uma nova política de preços dos combustíveis e do gás, que considere os custos nacionais e que seja adequada à ampliação dos investimentos em refino e distribuição e à redução da carestia.

O petista propõe uma nova legislação trabalhista que agregue trabalhadores que atuem com aplicativo e de home office, além de trabalhadores domésticos.

No campo econômico, Lula afirma que tem o compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável com estabilidade, para superar a crise e conter a inflação

Uma das suas principais propostas é a revogação do teto de gastos e revisão do atual regime fiscal brasileiro. A reforma tributária busca a simplificação de impostos de consumo, além da taxação de grandes fortunas.

Confira as propostas econômicas dos candidatos à Presidência

O documento também menciona o aperfeiçoamento da tributação sobre o comércio internacional, desonerando, progressivamente, produtos com maior valor agregado e tecnologia embarcada.

Na parte de benefícios e auxílios sociais, a campanha cita um “programa Bolsa Família renovado e ampliado”, embora não dê muitos detalhes sobre. Vale destacar que Lula é a favor de manter o Auxílio Brasil de R$ 600 para além de dezembro de 2022.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
matheus.caselato@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar