AgroTimes

Luis Rua, ex-ABPA, assume Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura

04 out 2024, 16:13 - atualizado em 04 out 2024, 16:13
luis rua abpa ministério da agricultura
Rua assume o lugar de Roberto Perosa, que estava a 21 meses no Ministério da Agricultura, e deve voltar à iniciativa privada (Foto: Mapa)

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua, foi nomeado nesta sexta-feira (4). Rua assume o lugar de Roberto Perosa, que teve sua saída do Mapa confirmada após 21 meses à frente da secretaria. A nomeação foi formalizada por meio da Portaria nº 1.100, publicada no Diário Oficial da União (DOU)

Natural de Mogi Guaçu (SP), Rua possui formação acadêmica com bacharelados em Economia e Relações Internacionais pela Faculdade de Campinas (FACAMP).

Ele também é mestre em Economia Internacional pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP/UP) e pós-graduado em Agronegócios pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).

Desde 2020, Luis Rua atuava como diretor de mercados na Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), organização que representa os setores de avicultura e suinocultura.

Na ABPA, atuou para promover novas oportunidades para o setor produtivo, por meio de negociações internacionais e relações institucionais com stakeholders tanto no Brasil quanto no exterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Perosa exalta trabalho no Ministério da Agricultura

Em seu perfil no Linkedin, o ex-secretário do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa disse ter sido um privilégio liderar uma equipe tão dedicada e testemunhar os impactos positivos de nossas ações no Brasil.

“Juntos, alcançamos marcos históricos, com destaque para a abertura de 248 novos mercados em 60 países, em números recordes, e o aumento expressivo das exportações, consolidando o agro brasileiro como protagonista global. Agora, com a sensação de dever cumprido e respeitando os prazos legais, retorno à iniciativa privada, levando comigo a certeza de que dei a minha contribuição ao Brasil “, disse

Na quarta (2), também foi confirmada a exoneração de Jonatas Pulquério do cargo de Diretor do Departamento de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola do Mapa. Pulquério ficou 18 meses na pasta e deve retornar a Mato Grosso, onde é servidor de carreira. Em conversa ao Money Times, ele disse que o setor vive uma crise.