Lucro trimestral da PepsiCo supera estimativas ao totalizar US$ 2,1 bilhões
A PepsiCo superou as estimativas de lucro para o terceiro trimestre e estimou um crescimento otimista da receita para 2019 nesta quinta-feira, com publicidade agressiva e foco em produtos mais saudáveis que estimularam a demanda por suas bebidas e lanches na América do Norte.
A empresa também disse que espera atingir ou exceder sua meta fiscal de crescimento de receita orgânica em 2019, de 4%.
Desde que assumiu o comando em outubro passado, o presidente-executivo, Ramon Laguarta, adotou uma estratégia multibilionária que inclui parcerias com celebridades como Chrissy Teigen e aumento da capacidade de fabricação de latas menores para aumentar a demanda por refrigerantes açucarados.
A empresa apostou em novos anúncios para suas marcas comerciais Pepsi, bem como nas bebidas Mountain Dew e Gatorade. As despesas com publicidade e marketing aumentaram 12% até agora este ano, informou a empresa.
As vendas da Gatorade se beneficiaram de novas opções de baixo teor de açúcar e orgânicos, e a empresa disse que uma versão sem açúcar da bebida esportiva ultrapassava meio bilhão de dólares em vendas no varejo desde o seu lançamento em maio do ano passado.
As vendas gerais de bebidas na América do Norte aumentaram 3,4% no terceiro trimestre, para 5,64 bilhões de dólares, ajudadas ainda pelos novos sabores de sua marca de água com gás.
A receita líquida aumentou 4,3%, para 17,19 bilhões de dólares nos três meses encerrados em 7 de setembro, superando precisões de analistas que apontavam 16,93 bilhões de reais, de acordo com dados IBES da Refinitiv. Investimentos maiores, contudo, pressionaram o lucro.
O lucro líquido atribuído à PepsiCo caiu para 2,1 bilhões de dólares, ou 1,49 dólar por ação no trimestre, contra 2,5 bilhões de dólares, ou 1,75 dólar por ação, um ano antes.
Excluindo itens extraordinários, a companhia teve um lucro por ação de 1,56 dólar, superando a média das estimativas de 1,50 dólar.