BusinessTimes

Lucro da Hyundai avança 30% no 1º tri; venda na China é a pior desde 2009

24 abr 2019, 3:33 - atualizado em 01 maio 2019, 15:41
Vendas da montadora na China caíram 18%: menor nível desde a desaceleração econômica global em 2009 (Divulgação/Hyundai)

A fabricante de veículos sul-coreana Hyundai reportou nesta quarta-feira (24) um avanço de 30,4% no lucro líquido do primeiro trimestre de 2019, impulsionado pela melhora dos negócios na Coreia do Sul e nos Estados Unidos que, por sua vez, ajudaram a compensar as vendas mais fracas na China.

Em comunicado, a montadora reportou um lucro líquido de 954 bilhões de wons (US$ 830 milhões), contra 732 bilhões de wons (US$ 637 milhões) registrados em igual período do ano anterior. O resultado veio acima da média (US$ 758 bilhões de wons) estipulados por 15 analistas consultados pela agência Reuters.

O lucro operacional cresceu 21% entre janeiro e março, para 825 bilhões de wons (US$ 718 milhões), enquanto a receita subiu 6,9%, para 23,99 trilhões de wons.

As vendas globais da Hyundai aumentaram 6,9%, passando de 22,44 trilhões de wons para 23,99 trilhões de wons (de US$ 19,5 bilhões para US$ 20,8 bilhões, respectivamente) no período de comparação.

As vendas da montadora na China caíram 18% no primeiro trimestre, atingindo o menor nível desde a desaceleração econômica global em 2009. A empresa está sob pressão para reestruturar suas operações na China, incluindo o potencial fechamento de sua fábrica mais antiga no país, principalmente para responder à queda na demanda no maior mercado automotivo do mundo.

Na contramão, as vendas da Hyundai na Coreia do Sul avançaram 9%, alcançando o nível mais alto desde o primeiro trimestre de 2002.