BusinessTimes

Lucro líquido da Enauta (ENAT3) cai 86% no 3º tri com impacto de parada em Atlanta

10 nov 2022, 19:28 - atualizado em 10 nov 2022, 19:28
Enauta
O diretor-presidente da Enauta, Décio Oddone, afirmou em entrevista que os trabalhos realizados foram “um sucesso” (Imagem: Divulgação/ Enauta)

O lucro líquido da petroleira brasileira Enauta (ENAT3) somou 18,9 milhões de reais, queda de cerca de 86% ante o mesmo período de 2021, impactado por parada programada e preventiva no campo de Atlanta, na Bacia de Santos, que reduziu a produção de forma expressiva.

Devido aos trabalhos necessários na plataforma de Atlanta, a produção ocorreu apenas por 29 dias no período, somando média de 2,9 mil barris de óleo por dia entre julho e setembro, contra 13,1 mil barris um ano antes.

A parada da unidade foi necessária para atender a normas, preparar a plataforma para a recertificação, visando à extensão da vida útil da unidade e dos contratos de Afretamento e de Operação e Manutenção da unidade por até dois anos e assegurar a continuidade operacional do sistema de produção antecipado na transição para o definitivo.

O diretor-presidente da Enauta, Décio Oddone, afirmou em entrevista que os trabalhos realizados foram “um sucesso” e que a unidade agora estará pronta para permanecer em operação até que a plataforma definitiva inicie a produção em 2024, com capacidade para produzir 50 mil barris de óleo ao dia.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) alcançou 51,3 milhões de reais no período, queda de 88% na comparação anual, também refletindo a parada.

“O resultado desse trimestre reflete a redução pela parada, mas ainda assim teve aumento da receita (em nove meses)”, disse Oddone.

A receita líquida no trimestre somou 166,8 milhões de reais, queda de 71,6% na comparação anual. Já a receita em nove meses somou 1,5 bilhão de reais, alta de 35,8% ante o mesmo período do ano passado.

Oddone também destacou que a companhia iniciou neste mês a perfuração de um novo poço que irá substituir um dos três em operação atualmente no ativo, o que poderá elevar a produção no campo para mais de 20 mil barris de óleo por dia já no início de 2023.

Outros dois poços serão perfurados em seguida, visando ao sistema definitivo.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar