Lucro líquido ajustado do Nubank (ROXO34) sobe 460% no 3T23
O Nubank (NU;ROXO34) divulgou os resultados do terceiro trimestre neste after market, superando com folga as estimativas de analistas.
Entre julho e setembro, o lucro líquido ajustado do roxinho atingiu US$ 355,6 milhões, 463 % a mais do que os US$ 63,1 milhões reportados no ano passado.
As receitas do banco foram de US$ 2,1 bilhões em base cambial neutra, aumento de 53% na comparação anual. Já a receita média por cliente ativo (ARPAC, na sigla em inglês) foi de US$ 10, um crescimento de 18% com relação ao mesmo período do ano passado.
O Nubank destacou a expansão do portfólio sujeito a ganho de juros (NII, na sigla em inglês), que atingiu US$ 1.195 bilhão em receitas.
As despesas operacionais da companhia totalizaram US$ 503,3 milhões, um crescimento de 11% na comparação com o trimestre anterior. Por outro lado, a despesa reduziu o peso sobre a receita de 32% para 24% neste trimestre.
De acordo com o release liberado pelo banco, o índice de eficiência manteve-se no patamar de 35%.
Tal índice diz respeito a quanto o banco gasta com as despesas administrativas e de pessoal para cada dólar resultante de receitas de serviços e intermediação financeira. Logo, quanto menor o índice melhor para a instituição.
O retorno sobre patrimônio (ROE) do Nubank chegou a 21% na base anualizada, em média com o apresentado por outros players mais tradicionais. Já o ROE ajustado foi de 25%.
A ação do Nubank é um dos destaques do ano, com o papel negociado na Nasdaq tendo subido mais de 148% até aqui.
- A queridinha está de volta ao jogo? Magazine Luiza volta ao lucro no 3º trimestre, mas será que já é hora de ficar animado? Confira o que fazer com as ações da varejista no Giro do Mercado desta terça-feira (14), é só clicar aqui:
Nubank encontrou caminho em 2023
Os números do terceiro trimestre confirmam a sequência de bons resultados no ano da fintech ‘queridinha ‘ de Warren Buffett.
No segundo trimestre, o roxinhi havia conseguido reportar — pela primeira vez — um crescimento de receita média por cliente ativo (ARPAC, na sigla em inglês) acima de US$ 9, um avanço de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. A métrica é considerada chave para entender o bom momento das ações.
No terceiro trimestre, o Nubank conseguiu adicionar 5.4 milhões a sua base de clientes, chegando a marca de 89.1 milhões globalmente.
Apenas no Brasil, a rede de clientes do roxinho gira em torno de 84 milhões, 51% de toda a população adulta do país.