Lucro e receita da Direcional (DIRR3) crescem no 4T23; queima de caixa persiste
A Direcional (DIRR3) registrou lucro líquido de R$ 99,6 milhões no quarto trimestre de 2023, crescimento de 26,7% na comparação com o mesmo período de 2022.
Já a receita líquida ficou 18,9% acima do visto um ano antes, somando R$ 634,8 milhões. O resultado inclui os números da Direcional e da Riva, subsidiária do segmento de média renda.
Por sua vez, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado somou R$ 152 milhões, alta de 34% na base anual. Desta forma, a margem Ebitda ajustada subiu 2,7 pontos percentuais (p.p.) na mesma base de comparação, a 24,0%.
A construtora do segmento de baixa renda fechou mais um trimestre com queima de caixa, de R$ 15 milhões. No entanto, a queima foi menor que a observada ao fim de setembro de 2023, de R$ 51,2 milhões.
Além disso, a alavancagem financeira da Direcional ficou negativa em 3,4%, contra -4,2% ao fim do terceiro trimestre.
Vendas saltaram no 4T23
De outubro a dezembro de 2023, a companhia viu as suas vendas líquidas dispararem 75,8% na base anual, somando R$ 1,22 bilhão. Em prévia operacional divulgada em janeiro, a construtora mineira disse que o número foi recorde.
Com isso, a velocidade de vendas, medida pelo indicador VSO, teve resultado consolidado de 19%. Desconsiderando as vendas líquidas referentes ao programa “Pode Entrar”, da prefeitura de São Paulo, a VSO consolidada foi de 16,4% no trimestre.
A Direcional lançou 15 empreendimentos no período, com valor geral de vendas (VGV) de R$ 1,39 bilhão, alta de 31,4% no comparativo com o mesmo trimestre de 2022.
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Direcional alcança o bilhão em 2023
No consolidado do ano, a empresa de construção civil atingiu lucro líquido de R$ 331,5 milhões, salto de 74,5% na base anual. Na comparação com 2022, a receita líquida cresceu 8,9%, para R$ 2,35 bilhões.
Além disso, a Direcional encerra o ano marcado por uma oferta subsequente de ações (“follow-on“) com queima de caixa de R$ 37 milhões. Segundo a companhia, a queima refere-se ao crescimento operacional executado desde o follow-on, realizado em junho do ano passado.
A construtora mineira registrou vendas líquidas de R$ 3,99 bilhões, avanço de 33,1% ante um ano antes. Já os lançamentos tiveram VGV de R$ 4,85 bilhões, “o maior patamar já lançado”, diz a Direcional em comunicado. O dado subiu 33,6% ante 2022.
Leia o balanço da Direcional na íntegra: