Lucro do Grupo Mateus recua 2,5% no 2º trimestre, para R$ 191 milhões
O Grupo Mateus (GMAT3) teve queda de 2,5% no lucro líquido do segundo trimestre de 2021 ante igual período do ano passado, de acordo com o relatório divulgado pela companhia ontem à noite. O montante, antes de R$ 195 milhões, totalizou R$ 191 milhões.
A receita líquida avançou 28,9% no comparativo anual e somou R$ 3,7 bilhões. O SSS (Vendas Mesmas Lojas) cresceu 2%. Apesar do avanço, o resultado representa uma grande desaceleração em relação ao segundo trimestre de 2020, quando o indicador subiu 23,8%. Isso pode ser explicado pela forte base de comparação.
O segmento de varejo, que inclui supermercados, hipermercados e lojas de vizinhança, registrou uma receita bruta de R$ 1,2 bilhão, representando 29% da receita bruta total. O bom desempenho se deve principalmente à abertura de 15 novas lojas entre o terceiro trimestre de 2020 e o segundo trimestre de 2021.
O atacarejo, segmento mais representativo do grupo, somou R$ 2 bilhões em receita bruta. A abertura de nove lojas entre o terceiro trimestre do ano passado e o segundo trimestre deste ano foi o que mais impulsionou a performance no período.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) retraiu 2,1% em um ano, de R$ 254 milhões para R$ 248 milhões. Sob base ajustada, o indicador atingiu R$ 255 milhões, com margem de 6,8% (queda de 1,9 ponto percentual em relação ao período de abril a junho do ano passado).
Ao fim do segundo trimestre, o Grupo Mateus contava com 182 lojas em operação, 45 mais que o intervalo de abril a junho do último ano.