Mercados

Lucro de empresas ligadas aos maiores grupos da Coreia do Sul despenca 43% no 1º tri

18 maio 2019, 23:15 - atualizado em 18 maio 2019, 23:15
Empresas que compõem a Hyundai foram a única exceção ao registrar avanço nos ganhos

Os dez maiores grupos empresariais da Coreia do Sul e suas afiliadas, incluindo Samsung, Hyundai e LG Electronics, viram seus lucros operacionais combinados despencarem 43% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pelo site sul-coreano Chaebul.com.

As 95 afiliadas listadas entre os dez maiores conglomerados da Coreia do Sul apresentaram um lucro operacional combinado de 14,9 trilhões de wons (US$ 12,4 bilhões) entre janeiro a março de 2019, 43% menor frente aos 26 trilhões de wons alcançados um ano antes.

As afiliadas listadas da Samsung, maior conglomerado da Coreia do Sul, viram seu lucro operacional no primeiro trimestre cair 59,1%, em média, para 5,1 trilhões de wons, principalmente devido a uma queda acentuada nos lucros da Samsung Electronics.

As empresas listadas no grupo LG registraram recuo de 20,2%, para 1,2 trilhões de wons. Já o Hyundai Motor Group, por outro lado, viu suas afiliadas listadas aumentarem os ganhos, com o valor combinado chegando a 1,4 trilhão de wons, 50% a mais frente ao ano anterior, com a Hyundai Motor Co. desfrutando de melhores lucros ajudados pela forte demanda por novos SUVs.

As afiliadas listadas entre as 10 principais empresas da Coreia do Sul totalizaram vendas de 192 trilhões de wons no primeiro trimestre, queda de 1,3% no ano.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.