Lucro da Phibro cai 43% no 3º trimestre fiscal, para US$ 10 milhões
A fabricante de produtos para saúde animal e nutrição Phibro Animal Health, dos Estados Unidos, obteve lucro líquido de US$ 10 milhões, ou US$ 0,25 por ação, em seu terceiro trimestre fiscal, encerrado em 31 de março de 2023.
O resultado representa queda de 43% ante os US$ 17,7 milhões, ou US$ 0,44 por ação, registrados em igual período do ano anterior.
Em termos ajustados, o lucro por ação foi de US$ 0,29, queda de 12% na mesma base de comparação. A receita líquida atingiu US$ 245,7 milhões, aumento de 2,5% na comparação anual.
No segmento de saúde animal, as vendas líquidas aumentaram 10,6% no terceiro trimestre fiscal, para US$ 164,4 milhões. Em nutrição mineral, a receita diminuiu 8,84%, para US$ 62,9 milhões. Já as vendas de produtos de performance caíram 16,8%, para US$ 18,3 milhões.
“Apesar das difíceis condições de mercado e econômicas, nosso segmento de saúde animal alcançou um notável aumento de 10% nas vendas líquidas em comparação com o ano passado”, destacou em comunicado o presidente e CEO da Phibro, Jack Bendheim, acrescentando estar especialmente satisfeito com o crescimento das vacinas da companhia na América Latina. “Infelizmente, estamos vendo alguns sinais de pressão recessiva em nosso segmento de nutrição mineral, pois nossos clientes estão buscando reduzir compras e estoques.”
Para todo o ano fiscal 2023, que termina em 30 de junho, a Phibro espera receita líquida entre US$ 960 milhões e US$ 1 bilhão.
A estimativa de lucro líquido para o ano ficou inalterada, em uma faixa de US$ 34 milhões a US$ 38 milhões. A projeção de lucro por ação ajustado permaneceu entre US$ 1,21 e US$ 1,31.