Lucro da Dell cai menos do que esperado no 1º trimestre
Um maior controle de custos da Dell ajudou a fabricante de laptops a superar as estimativas de lucro e receita no primeiro trimestre deste ano, embora os números tenham caído na comparação anual, conforme resultados divulgados nesta quinta-feira.
Os números trazem uma sinalização positiva aos fabricantes de computadores pessoais (PCs), que têm lidado com uma demanda em queda há mais de um ano.
As ações da empresa caíam 2% no pós-mercado, após subirem 5% na sessão regular. A negociação dos papéis foi interrompida após os resultados serem anunciados durante o pregão, antes do horário previsto para divulgação, que era após o fechamento dos mercados.
Os resultados da Dell dão algum alívio para o setor após números fracos das concorrentes HP e Lenovo aumentarem as preocupações de que a recuperação no mercado de PCs ainda estaria distante.
“Mantivemos a disciplina de preços, reduzimos as despesas operacionais e nossa cadeia de suprimentos continuou a se sair bem, superando os concorrentes”, disse Chuck Whitten, co-diretor de operações da Dell.
As despesas operacionais totais caíram 6% no trimestre, para 3,57 bilhões de dólares, na comparação anual.
A receita do primeiro trimestre cedeu 20%, para 20,92 bilhões de dólares, ante expectativa de analistas de 20,27 bilhões de dólares, segundo dados da Refinitiv.
A demanda por desktops e laptops diminuiu recentemente, após um aumento na procura durante a parte mais aguda da pandemia, levando a um acúmulo de estoque em meio à perspectiva econômica incerta.
Excluindo itens, a Dell lucrou 1,31 dólar por ação, queda de 29% ano a ano, mas melhor que a estimativa de 0,86 dólar por ação.