Lucro da Caixa Seguridade sobe 7,6% no 1º trimestre e totaliza R$ 413,9 milhões
A Caixa Seguridade reportou crescimento de 7,6% no lucro líquido recorrente do primeiro trimestre de 2020 ante o mesmo intervalo do ano passado, de acordo com o relatório divulgado pela companhia nesta quinta-feira (14). O montante subiu de R$ 384,6 milhões para R$ 413,9 milhões.
A receita operacional foi 7,8% superior ao do primeiro trimestre de 2019, totalizando R$ 492,8 milhões. O faturamento das empresas do grupo somou R$ 8,4 bilhões, tendo o produto Previdência Privada avançado 11,8%.
Isso influenciou na expansão do market share da empresa para 12,7% em fevereiro de 2020, mantendo a companhia na posição de terceiro maior grupo segurador do país.
No entanto, a Caixa Seguridade destacou que, embora tenha observado aumento no faturamento do trimestre, ela já percebeu em março uma queda no faturamento diário em alguns produtos, especialmente de previdência e de seguro prestamista, em decorrência das medidas restritivas para o controle do coronavírus.
O segmento de seguros (excluindo os de saúde e odontológicos), por exemplo, registrou faturamento 4,8% superior até fevereiro, mas encerrou o trimestre com queda de 1% em relação a 2019.
Estratégias comerciais
A Caixa Seguridade iniciou o ano com duas parcerias estratégicas: Tokio Marine Seguradora e Icatu Seguros.
Segundo o grupo, os acordos preveem o repasse para a Caixa de R$ 1,5 bilhão pela Tokie Marine e de R$ 180 milhões pela Icatu.
“As novas companhias terão gestão e governança compartilhada entre os sócios de forma a potencializar os pontos fortes de cada acionista. A Caixa Seguridade será remunerada com as despesas totais de comercialização por produto em valores pré-definidos, além de uma taxa de performance atrelada ao desempenho anual em volume e lucratividade”, informou a empresa.
No âmbito das estratégias comerciais, a Caixa Seguridade chamou atenção para o programa Time de Vendas, importante ferramenta para mobilizar e engajar os funcionários. A companhia também ampliou os canais de distribuição de seus produtos, pensando em sua base de clientes.
“Apesar do forte impacto na atividade econômica causado pela pandemia da covid-19, as estratégicas comerciais de produtos e processos pela Caixa Seguridade foram refletidas positivamente no resultado do trimestre, sustentando a rentabilidade da companhia”, concluiu.