BusinessTimes

Lucro da American Express supera estimativas; compras de fim de ano nos EUA ajudam

24 jan 2020, 12:17 - atualizado em 24 jan 2020, 12:17
American Express
A empresa gastou 2,72 bilhões de dólares em prêmios para membros do cartão, 8% a mais que no ano anterior (Imagem: Reuters/Kai Pfaffenbach)

A American Express (AXP.N) divulgou um lucro do quarto trimestre acima das estimativas de analistas nesta sexta-feira, à medida que mais pessoas usaram seus cartões para fazer compras e pagar contas, enquanto um forte ambiente de vendas no varejo nos EUA também ajudou.

Os gastos dos clientes que usam cartões AmEx durante o trimestre aumentaram 6% nos Estados Unidos e 4% nos mercados externos, pois a empresa gastou mais em seu programa de recompensas para conquistar clientes.

A empresa gastou 2,72 bilhões de dólares em prêmios para membros do cartão, 8% a mais que no ano anterior. Isso elevou as despesas totais em 9%, para 8,36 bilhões de dólares no trimestre.

As vendas no varejo dos EUA, uma medida das compras em lojas, restaurantes e online, aumentaram todos os meses no quarto trimestre, ajudadas em parte por uma forte temporada de compras de final de ano.

O lucro líquido da empresa caiu para 1,69 bilhão de dólares, ou 2,03 dólares por ação, no trimestre encerrado em 31 de dezembro, de 2,01 bilhões, ou 2,32 dólares por ação, no ano anterior.

Analistas esperavam um lucro de 2,01 dólares por ação, de acordo com dados da Refinitiv.

A receita total, excluindo as despesas com juros, aumentou 9%, para 11,37 bilhões de dólares, superando as estimativas anteriores.