Wall Street

Luckin Coffee, rival da Starbucks na China, estreia amanhã ações na Nasdaq

16 maio 2019, 23:17 - atualizado em 16 maio 2019, 23:58
Luckin planeja inaugurar 2.500 só neste ano e está tentando ultrapassar a Starbucks como a maior cadeia de café da China (Divulgação: Lucking Coffee)

A Luckin Coffee, maior concorrente da Starbucks na China, estreia nesta sexta-feira (16) suas ações na Nasdaq com o código “LK”. A companhia vai avaliar sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) em US$ 17 por ação, sundo fontes consultadas pela rede americana CNBC. Além disso, a empresa vai ampliar sua oferta para 33 milhões de ações.

O intervalo esperado da empresa chinesa de café era de US$ 15 a US$ 17 por ação, segundo documento enviado às autoridades americanas na semana passada. Em sua mais recente rodada de financiamento, a rede com sede em Pequim foi avaliada em US $ 2,9 bilhões.

Com 2.370 lojas abertas no final do primeiro trimestre, a Luckin planeja inaugurar 2.500 só neste ano e está tentando ultrapassar a Starbucks como a maior cadeia de café da China.

Desde que foi fundada há menos de dois anos, a empresa tentou construir uma base de clientes com localizações menores, formatadas por conveniência e oferecendo grandes descontos.

Em 2018, a rede registrou vendas líquidas de US$ 125,3 milhões e uma perda líquida de US$ 241,3 milhões. Para cobrir suas perdas e pagar por seus ambiciosos planos de expansão, a Luckin arrecadou US$ 550 milhões até agora, segundo a Crunchbase, consultada pela CNBC.

A China é um dos mercados de crescimento a longo prazo da Starbucks, junto com os EUA. A gigante global do café, que comemora 20 anos na China, quer que os clientes tratem suas lojas como um terceiro lugar – o lugar fora de casa e do trabalho onde os consumidores sair e relaxar.

“Starbucks da China” entra com pedido de IPO nos Estados Unidos

A empresa, sediada em Seattle, tentou atender à vontade dos clientes chineses por conveniência, em parceria com a Alibaba, para entregar suas bebidas.

A estreia de Luckin não dependerá apenas de como os investidores veem sua capacidade de competir com a Starbucks, mas também das condições atuais do mercado. As tensões recentes na guerra comercial entre a China e os EUA levaram à volatilidade do mercado, com os investidores se preparando para uma nova rodada de tarifas.

Até o momento, neste ano, 54 empresas levantaram US $ 20 bilhões no mercado de IPOs nos EUA, com a estreia do Uber, responsável por cerca de 40% desse número. O gigante Uber e o  rival Lyft lutam desde a sua estreia, mas o resto das novas empresas deste ano estão indo bem. Dos IPOs do ano, 63% estão sendo negociados acima do preço do IPO.

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