Eleições 2018

Luciano Huck supera Lula em ranking de aprovação em pesquisa do Estadão-Ipsos

23 nov 2017, 9:11 - atualizado em 23 nov 2017, 9:11

O apresentador Luciano Huck da TV Globo foi o nome mais aprovado em uma lista de 23 nomes apresentada aos eleitores na pesquisa Barômetro Político Estadão-Ipsos divulgado pelo jornal nesta quinta-feira (23).

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

A aprovação saltou de 17 pontos porcentuais desde setembro, passando de 43% para 60%, enquanto que a desaprovação caiu de 40% para 32%. O número é superior ao de Lula, com 43% de avaliação positiva e 56% negativa.

Vale lembrar que a pesquisa não é de intenção de votos. Segundo a reportagem, os pesquisadores dizem aos entrevistados: “Agora vou ler o nome de alguns políticos e gostaria de saber se o (a) senhor (a) aprova ou desaprova a maneira como eles vêm atuando no País”.

Não-políticos

Enquanto o juiz Sergio Moro segue isolado como o preferido do eleitorado dentre os nomes fora da política, caso fosse candidato nas eleições de 2018, na sequência há um empate técnico entre o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa e o apresentador de TV Luciano Huck. Este é o resultado de levantamento do instituto Paraná Pesquisas.

De acordo com a pesquisa on-line, que ouviu 2.120 pessoas em 145 municípios dos 26 estados mais Distrito Federal, entre os dias 15 e 19 de novembro, Moro aparece com 35,5%, Joaquim Barbosa tem 11,1% e Luciano Huck, 10,8%. A margem de erro é de, aproximadamente, 2%.

Articulação

O Partido Popular Socialista (PPS) se organiza para reunir lideranças em um “campo democrático” de centro contra as candidaturas do lulopetismo e de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018, segundo o presidente nacional do partido, deputado Roberto Freire.

Nessa estratégia, está “esperançoso” em firmar uma aliança com o movimento Agora!, grupo que reúne empresários e ativistas interessados em mobilizar políticas públicas sob um projeto de Brasil, e tem o apresentador de TV Luciano Huck, possível candidato à Presidência, entre os seus membros.

“O PPS entende que talvez o ideal seria uma candidatura que unificasse a todos. Luciano Huck é uma das possibilidades. Mas não tem nada definido, inclusive, se vamos ter uma candidatura”, disse Freire, ex-ministro da Cultura, em entrevista, por telefone, ao Money Times na última sexta-feira (17).