Carros elétricos

Lotus Eletre: A britânica dos carros esportivos estreia no mundo dos SUVs elétricos com grande estilo

30 mar 2022, 18:45 - atualizado em 30 mar 2022, 18:45
Lotus Eletre 2023
O Lotus Eletre chama atenção pela seu tamanho e robustez que são tendência para os novos SUVs elétricos (Imagem: Divulgação/Lotus)

A Lotus lançou ontem (29) seu primeiro SUV elétrico. O novo Lotus Eletre chama atenção pela robustez, o que o levou a ser chama de ‘Hiper-SUV’ pela fabricante e especialistas do setor.

Conhecida pelos carros esportivos, a Lotus faz história ao entrar no mundo dos utilitários com um veículo de peso (literalmente). Suas linhas geométricas lembram o Kia EV9, segundo elétrico da marca sul-coreana, enquanto a robustez e design das laterais remetem ao Lamborghini Urus.

As laterais do carro possuem linhas bem marcantes e um design moderno, porém clássico nos utilitários esportivos dessa categoria (Imagem: Divulgação/Lotus)

O Eletre será produzido na plataforma Electric Premium Architecture, uma tecnologia exclusiva da Lotus que garante até 800V de energia para seus veículos. A mesma tecnologia será utilizada em outros três modelos da Lotus que serão lançados até 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Visual, design e tecnologia

Projetado pelo designer Peter Horbury, que já desenhou carros para Ford (F; FDMO34) e Volvo, o Lotus Eletre é caracterizado pelos materiais leves, como fibra de carbono e alumínio, além de entradas de ar em toda sua extensão dianteira e laterais. Os detalhes foram pensados, principalmente, para melhorar a experiência aerodinâmica do veículo.

O formato do carro, suas entradas de ar na região dianteira e laterais, colabora para uma melhor aerodinâmica do veículo (Imagem: Divulgação/Lotus)

Assim como o Kia EV9 e o Cadillac Lyriq 2023, o elétrico da Lotus também possui direção autônoma guiada pelo sistema LiDAR. Os retrovisores automáticos se ajustam de forma independente por meio de uma série de câmeras e sensores instalados no local.

Em seu interior, além de toda sofisticação tradicional da marca, o motorista terá uma experiência de navegação e tanto. O painel é caracterizado por um fino display marcando a velocidade e demais informações sobre o veículo e sua condução. Logo ao lado, encontram-se uma tela maior com informações da central multimídia e demais recursos de navegação.

Painel do motorista é composto por um fino display e uma tela maior para interações multimídia e recursos de navegação (Imagem: Divulgação/Lotus)

Especificações gerais

Com dois motores – um em cada eixo – capazes de produzir até 447 kW, o Lotus Eletre terá uma potência de 600 CV e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos. Sua autonomia gira em torno de 600 quilômetros.

A bateria do Eletre também não deixa nada a desejar. Com capacidade de 100 kWh, o veículo possui um sistema de carregamento rápido que lhe confere um cargas de até 350 kW em 20 minutos.

Com autonomia de 600 km, o Lotus Eletre também possui um sistema de carregamento rápido que lhe confere mais 400 km em apenas 20 minutos (Imagem: Divulgação/Lotus)

O Eletre já está disponível para pré-venda em países como China e Europa. Suas primeiras entregas estão previstas para 2023. No Brasil, a montadora ainda não definiu datas para os interessados.

Confira o vídeo de lançamento do Lotus Eletre: