Loterias

Lotex: Caixa volta a comercializar tradicional ‘raspadinha’; entenda

29 dez 2023, 8:46 - atualizado em 29 dez 2023, 8:46
Lotex
Caixa Econômica Federal voltará a comercializar a Lotex (Imagem: Flickr/CEF)

A Caixa Econômica Federal voltará a comercializar a Lotex — conhecida como “Raspadinha” –, após portaria do Ministério da Fazenda publicada na quinta-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU). O banco terá a exclusividade da operação pelos próximos 24 meses, com possibilidade de prorrogação do prazo.

“Essa autorização é um reconhecimento do Governo Federal e do mercado à expertise da Caixa na operação das Loterias. É também um gesto de confiança do Ministério da Fazenda ao trabalho desenvolvido pelo banco”, diz o presidente do banco, Carlos Viera.

  • As melhores e as piores ações de 2023: Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) estão na lista? Confira no Giro do Mercado desta quinta-feira (28) e prepare sua carteira para o próximo ano, é só clicar aqui

Conforme decreto publicado previamente, a arrecadação obtida por meio das raspadinhas deve ser distribuída da seguinte maneira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • 0,4% para a seguridade social;
  • 0,9% para o Ministério do Esporte;
  • 0,9% para o Fundo Nacional de Cultura;
  • 1,5% para entidades esportivas que cederem direitos de uso de marcas para apostas;
  • 13% para o Fundo Nacional de Segurança Pública;
  • 18,3% para despesas de custo e manutenção;
  • 65% para o pagamento de prêmios e recolhimento de imposto de renda.

Lotex: Como funciona a Raspadinha?

Segundo a Caixa, a loteria instantânea vai contar com uma versão física e outra online da raspadinha. Ao adquirir o bilhete físico, a pessoa raspa e descobre, na hora, se foi premiada ou não. Na versão digital, a descoberta do prêmio ocorre por experiência de jogo online, feita por meio do celular, tablet ou computador.

A tradicional raspadinha deixou de ser comercializada no país em 2016, logo após entrar no então Plano Nacional de Desestatização.