Bilionários

Mulher mais rica do mundo perde US$ 7 bilhões em um único dia com derrocada da L’Oreal

10 fev 2024, 12:50 - atualizado em 10 fev 2024, 15:53
Loreal
L’Oreal divulgou um crescimento de vendas abaixo do esperado no quarto trimestre de 2023 (Imagem: REUTERS/Christian Hartmann)

A mulher mais rica do mundo, Francoise Bettencourt, viu sua fortuna derreter US$ 6,9 bilhões na última sexta-feira (9). O patrimônio da neta do fundador da L’Oreal estremeceu com a queda de 7,6% das ações da empresa de cosméticos na bolsa de Paris, após a divulgação dos números de 2023.

A L’Oreal reportou um crescimento de vendas abaixo do esperado no quarto trimestre (4T23), devido, principalmente, a desaceleração dos negócios na Ásia. Os papéis da companhia tiveram o pior desempenho desde 2008 e fecharam o pregão cotados a 418,80 euros — o menor nível em três meses.

Agora, o capital de Bettencourt e de sua família é de US$ 91,7 bilhões. Ainda assim, ela ocupa o 15º lugar na lista de bilionários da Forbes.

Além disso, Bettencourt continua sendo a mulher mais rica do mundo. Hoje, sua fortuna é US$ 26,7 bilhões superior a da segunda mulher que figura essa lista. Alice Walton, a herdeira do Walmart, tem patrimônio de US$ 65 bilhões.

Bettencourt deve parte de sua riqueza à participação de sua família na gigante de cosméticos L’Oreal. Ela atua como vice-presidente do conselho da companhia.

A L’Oreal é a sexta empresa mais valiosa da Europa em termos de capitalização de mercado. A derrocada de 9% das ações no acumulado do ano derrubou o valor de mercado em US$ 25 bilhões.

Os números da L’Oreal em 2023

A L’Oreal teve uma alta de 8,4% no lucro de 2023 na comparação anual, a 6,2 bilhões de euros. Já as receitas somaram 41,2 bilhões de euros, avanço de 7,6% frente ao ano anterior.

De janeiro a dezembro, as vendas da companhia cresceram 11%, a 41,18 mil milhões de euros. O número foi impulsionado pela performance dos produtos pessoais e de beleza dermatológica.

No quarto trimestre, no entanto, as vendas subiram apenas 2,8% frente a etapa igual em 2022, a 10,6 bilhões de euros.

“Em um ambiente desafiador de tensões geopolíticas, pressões inflacionárias e um mercado de beleza estagnado na China, alcançamos o nosso melhor crescimento comparável em mais de 20 anos (excluindo 2021). Esta é uma clara confirmação do poder do nosso modelo multipolar, e estou particularmente satisfeito com a forte aceleração nos mercados emergentes”, disse Nicolas Hieronimus, CEO da L’Oréal.

A companhia está otimista quanto às perspectivas para o mercado da beleza em 2024 e confiante na capacidade de superá-lo, afirmou Hieronimus.

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