Loom Network pretende atualizar a rede para recuperar perdas do primeiro trimestre
Loom Network, uma solução de escalabilidade de segunda camada para Ethereum e alguns outros blockchains, foi abandona nos últimos meses.
O antigo CEO Matthew Campbell renunciou o cargo quase no fim de fevereiro.
Nas semanas seguintes, diversos validadores do sistema DPoS, “delegated proof-of-stake” (processo de votação e eleição para proteger o blockchain da centralização e de práticas maliciosas), como Chorus One, Stake Capital e StakeWith.Us, anunciaram que pretendem parar de fornecer suporte para Loom, pois a mudança recente na administração do projeto e a incerteza do futuro são as razões para sua saída.
Na mesma época, diversos jogos baseados na rede Loom, incluindo Axie Infinity, um dos aplicativos mais populares do blockchain, deixaram a rede em busca de uma solução alternativa.
Quais são as implicações para o apoio de validação à Loom, em que diversos fornecedores de staking decidiram abandoná-la?
O projeto ainda terá 14 validadores ativos quando a Stake Capital oficialmente sair. Mas a consequência é que, agora, a Binance controla mais de 50% do fornecimento em stake do token.
Embora Loom limite o poder de votação no blockchain para cada validador em 28%, sistemas DPoS não estão imunes a acionistas conspirando para prejudicar os votos da rede.
A amplitude do stake da Binance poderia garantir influência indevida sobre as futuras decisões de governança se a corretora continuar a apoiar o projeto.
A equipe Loom esteve relativamente quieta em meio ao caos, fazendo com que usuários e investidores dependam mais de comentários desconcertantes das empresas ao saírem.
Apesar da situação aparentemente caótica, a equipe planeja completar a próxima etapa de sua atualização Basechain hoje, dia 6 de abril, que inclui consertos ao sistema DPoS e outras melhorias de desempenho.
Loom parece estar em meio a uma reestruturação significativa do projeto, uma mudança que pode ter sido um sinal de seu plano de repassar as responsabilidades de manutenção do CryptoZombies para outro projeto.
Mas isso pode ter consequências negativas a curto prazo por conta dos comentários ameaçadores das empresas que decidiram abandonar o projeto.
It's not economically viable for us and the project is not developing as we initially believed it would.
— Chorus One (@ChorusOne) February 13, 2020
Chorus One afirmou que o motivo de sua saída é porque “o projeto não está realizando desenvolvimentos como achamos que iria”. Stake Capital foi mais direta, chegando ao ponto de dizer que “o projeto Loom está morto”.
We are moving out from Loom Network infrastructure to @maticnetwork.
Matic brings scale to Ethereum using an adapted version of Plasma with PoS based side chains.
🚨Loom project is dead: CEO, CTO and almost all key people have left Loom. No one anymore to answer questions. https://t.co/seWhWUfQRP
— Stake Capital Group (@StakeCapital) March 31, 2020
Embora a equipe não tenha divulgado os rumos do projeto, muitos jogos criados na Loom saíram porque a plataforma pretende migrar seu foco para a integração com clientes empresariais em vez de aplicações para consumidores finais.
Caso isso seja verdade, é uma decisão estranha, já que a adesão empresarial dos casos de uso de blockchain está relativamente lenta até mesmo em soluções privadas para esse fim específico, como Corda e Hyperledger.
Mas a decisão pode sugerir que aplicativos não financeiros em blockchain não possuem a demanda de usuários adequada, o que pode não ser uma surpresa conforme o crescimento de casos de uso similares desacelerou em 2019.