Londres vai rastrear etnia de motoristas parados pela polícia
A Polícia Metropolitana de Londres (Met) começará a rastrear a etnia de pessoas abordadas por policiais de trânsito depois que dados mostraram que a proporção de motoristas negros parados é desproporcionalmente mais alta.
O prefeito de Londres, Sadiq Khan, que apoia o programa, disse que negros londrinos têm seis vezes mais chances de serem parados em um carro do que uma pessoa branca. Khan disse que o programa piloto ajudará a “avaliar e abordar” as preocupações sobre a discriminação racial e pediu ao governo do Reino Unido que torne obrigatória a publicação de dados semelhantes pela polícia.
O programa terá duração inicial de seis meses. Os policiais também registrarão a localização e o horário da parada do veículo, sexo e idade do motorista, marca e modelo do veículo. Os agentes informarão às pessoas abordadas por que as informações estão sendo solicitadas.
“Este piloto nos ajudará a avaliar nossa proporcionalidade em relação às paradas de veículos”, disse o comandante de Operações da Met, Kyle Gordon, em comunicado na segunda-feira. “Isso é parte dos passos que estamos tomando para aumentar ainda mais a confiança do público e a confiança na Met, particularmente entre as comunidades negras de Londres.”