BusinessTimes

Lollapalooza: Confira 3 marcas que deram seu próprio show no festival

01 abr 2022, 15:00 - atualizado em 01 abr 2022, 7:53
Lollapalooza
As marcas patrocinadoras do Lollapalooza tiveram divulgação espontânea em publicações no Instagram (Imagem: Divulgação)

O Lollapalooza ocorreu entre os dias 25 e 27 de março, com o apoio de 21 patrocinadores, que aproveitaram o espaço do festival para realizar as ações para promover suas marcas.

As empresas Elife e SA365, com a metodologia Brand Logo Detection — que utiliza inteligência artificial (IA) para identificar marcas, pessoas, objetos, animais e outros elementos em fotos e vídeos — analisaram 28.327 mil publicações feitas pelo Instagram com as hashtags do Lollapalooza e fizeram um levantamento de quais marcas se destacaram no festival.

O estudo considerou as aparições dos logos das marcas em fotos espontâneas do público, independente de termo de busca ou menção a marca no texto da publicação.

Para a pesquisa, foram levantadas imagens publicadas no feed do Instagram e coletadas com o uso do Buzzmonitor, utilizando as hashtags oficiais do evento.

Com o público presente no evento conectado na rede social, cerca de 6% das fotos e vídeos compartilhados no evento mostravam alguma marca, aponta o estudo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Doritos, Multishow e Budweiser

Segundo o estudo, Doritos foi a marca que mais se destacou em publicações atreladas ao Lollapalooza, ou seja, a que mais teve retorno em questão de visibilidade gerada pelo público.

Com a estratégia de comunicação, houve divulgação espontânea por parte do público, que compartilhou nas redes publicações no Lollapalooza que evidenciavam a marca.

Logo em seguida vem o Multishow e a Budweiser.

O ranking também aponta Coca-Cola, Adidas e McDonald’s como marcas que tiveram boa visibilidade.

Para conquistar destaque, a Doritos apostou em painéis artísticos espalhados pelo evento, além de espaço VIP da marca. Multishow cobriu a transmissão do festival e convidou influenciadores para o evento.

Já a Budweiser apostou em copos com identidade visual da marca, utilizados por todo o evento.

Para Breno Soutto, head de insights da ElifeGroup o estudo indica que “criar uma estrutura visualmente interessante e que favoreça a publicação do público nestes espaços pode ser um importante aliado para uma marca”.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.