Lollapalooza: Confira 3 marcas que deram seu próprio show no festival
O Lollapalooza ocorreu entre os dias 25 e 27 de março, com o apoio de 21 patrocinadores, que aproveitaram o espaço do festival para realizar as ações para promover suas marcas.
As empresas Elife e SA365, com a metodologia Brand Logo Detection — que utiliza inteligência artificial (IA) para identificar marcas, pessoas, objetos, animais e outros elementos em fotos e vídeos — analisaram 28.327 mil publicações feitas pelo Instagram com as hashtags do Lollapalooza e fizeram um levantamento de quais marcas se destacaram no festival.
O estudo considerou as aparições dos logos das marcas em fotos espontâneas do público, independente de termo de busca ou menção a marca no texto da publicação.
Para a pesquisa, foram levantadas imagens publicadas no feed do Instagram e coletadas com o uso do Buzzmonitor, utilizando as hashtags oficiais do evento.
Com o público presente no evento conectado na rede social, cerca de 6% das fotos e vídeos compartilhados no evento mostravam alguma marca, aponta o estudo.
Doritos, Multishow e Budweiser
Segundo o estudo, Doritos foi a marca que mais se destacou em publicações atreladas ao Lollapalooza, ou seja, a que mais teve retorno em questão de visibilidade gerada pelo público.
Com a estratégia de comunicação, houve divulgação espontânea por parte do público, que compartilhou nas redes publicações no Lollapalooza que evidenciavam a marca.
Logo em seguida vem o Multishow e a Budweiser.
O ranking também aponta Coca-Cola, Adidas e McDonald’s como marcas que tiveram boa visibilidade.
Para conquistar destaque, a Doritos apostou em painéis artísticos espalhados pelo evento, além de espaço VIP da marca. Multishow cobriu a transmissão do festival e convidou influenciadores para o evento.
Já a Budweiser apostou em copos com identidade visual da marca, utilizados por todo o evento.
Para Breno Soutto, head de insights da ElifeGroup o estudo indica que “criar uma estrutura visualmente interessante e que favoreça a publicação do público nestes espaços pode ser um importante aliado para uma marca”.