Entretenimento

Lollapalooza 2023: Por que tantos artistas estão cancelando os shows?

20 mar 2023, 13:44 - atualizado em 22 mar 2023, 13:19
Blink-182 foi a segunda banda a cancelar a passagem no festival (Imagem: Divulgação/Facebook)

O Lollapalooza Brasil tem início marcado nesta sexta-feira (24), mas nem todo mundo está empolgado para ir ao Autódromo de Interlagos curtir o festival de música.

A décima edição do Lollapalooza deixou muitos fãs frustrados com os cancelamentos das atrações. Até o momento, cinco artistas cancelaram os seus shows. O público tinha grandes expectativas em torno de dois deles, sendo: Blink-182 e Willow.

Gustavo Kloh, professor de direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro diz que o cancelamento das atrações parece estar atrelado em motivos de força-maior.

O educador destaca que o cancelamento a poucos dias do festival não diz nada sobre a organização do Lollapalooza, que não tem controle sobre o que pode ou não acontecer. “O baterista do Blink, por exemplo, quebrou o dedo. Qual controle se tem sobre isso? Nenhum!”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lollapalooza 2023: como ficam os fãs?

Ainda assim, os fãs que compraram o Lolla Pass, ingresso que dá direito aos três dias de evento, podem “fazer barulho” e exigir reembolso do dinheiro.

O professor da FGV explica que o que será entregue aos consumidores não vai ser exatamente o que havia sido prometido. Dessa forma, o direito de arrependimento deveria ser ampliado.

Conforme diz o site do Lollapalooza, o procedimento de cancelamento deveria ter sido feito em um prazo de até sete dias a partir da data da compra.

Entretanto, o Kloh explica que “houve uma mudança que, de toda a sorte, justifica aquilo que é importante para aquele fã, que é o artista A, B ou C não estar presente”.

Relembre os cancelamentos

O primeiro artista a cancelar sua participação no Lollapalooza 2023 foi Omar Apollo, em dezembro de 2022. Na época, o evento explicou que o artista precisou cancelar todos os shows que faria na América Latina, devido a um conflito de agendas. No lugar dele, a boyband sul-coreana de rock The Rose entrou no festival.

Em seguida veio a maior decepção dos fãs, com o anúncio do cancelamento da banda Blink-182. Tudo começou com as especulações de que o grupo de punk rock não se apresentaria mais porque o baterista Travis Barker teria quebrado o dedo em um ensaio. Na ocasião, ele teria dispensado tanta força que deslocou o dedo e rompeu os ligamentos.

A confirmação dos rumores aconteceu no começo deste mês, pelas redes sociais do evento e pelo vocalista da banda, Tom DeLonge. O artista nomeou o ocorrido como um desses “acidentes malucos”, que ninguém estava esperando.

Vale destacar que seria a primeira vez da banda no Brasil, e o Blink-182 foi o primeiro grupo da edição a ter os ingressos esgotados. Os fãs que compraram o Lolla Day para sábado (25), que era quando a banda se apresentaria, puderam ser ressarcidos.

O ator de Euphoria Dominic Fike e o grupo 100 Gecs também cancelaram. O motivo não foi divulgado. No lugar, entraram Mother Mother e o duo de música eletrônica brasileiro Almanac, respectivamente.

Por fim, a atração surpresa Willow Smith anunciou na semana passada o cancelamento. A artista disse que precisou cancelar todas as suas apresentações na América do Sul. No lugar, o rapper brasileiro Baco Exu do Blues irá se apresentar.

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.