Entretenimento

Lollapalooza 2023: Fãs podem ‘fazer barulho’ e pedir reembolso após artistas cancelarem shows?

16 mar 2023, 13:39 - atualizado em 16 mar 2023, 13:39
Lollapalooza 2023
Conforme diz o site do Lollapalooza, o procedimento de cancelamento deveria ter sido feito em um prazo de até 7 dias contados a partir da data da compra (Imagem: Divulgação/Time For Fun)

A 10ª edição do Lollapalooza Brasil está dando o que falar, e não no bom sentido. A movimentação acontece por conta da seleção de artistas que irá se apresentar no festival, marcado para a próxima semana.

O anúncio do line-up ocorreu em outubro do ano passado, mas desde então, o portifólio de artistas vem sofrendo alterações. Com cinco mudanças confirmadas até agora, muitos consumidores questionam se não é o momento do festival reembolsar as pessoas que compraram o Lolla Pass, ingresso que permite a entrada nos três dias de evento.

Gustavo Kloh, professor de direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, destaca que, nesse caso, o que vai ser entregue não vai ser exatamente o que havia sido prometido. Dessa forma, o direito de arrependimento deveria ser ampliado.

Conforme diz o site do Lollapalooza, o procedimento de cancelamento deveria ter sido feito em um prazo de até 7 dias contados a partir da data da compra.

Entretanto, o professor explica que os consumidores podem, sim, “fazer barulho e exigir o reembolso, porque houve uma mudança que, de toda a sorte, justifica aquilo que é importante para ele, que é o artista A, B ou C não estar presente. E eu quero o meu dinheiro de volta”.

Lollapalooza 2023: Como tudo começou?

As maiores expectativas para os fãs do festival estavam em torno da banda Blink-182. O grupo de punk rock se apresentaria pela primeira vez no Brasil este ano, e foi a primeira banda do Lollapalooza a ter os ingressos esgotados.

Contudo, o sonho acabou no começo deste mês, quando as especulações sobre o cancelamento do show foram confirmadas. Todas as apresentações da banda na América do Sul foram canceladas por problemas de saúde.

O baterista do Blink-182, Travis Barker, quebrou o dedo durante um ensaio, o que fez com tanta força que deslocou e rompeu os ligamentos. Apesar da lesão do músico impedir que o Blink-182 cumprisse a agenda, o vocalista da banda, Tom DeLonge, afirmou que o grupo voltará para os fãs no ano que vem.

“O Travis irá melhorar, e voltaremos, os três juntos, e vamos arrasar, e teremos momentos incríveis com vocês. Mas eu realmente quero que saibam, do meu coração para o de vocês, quão importantes vocês são para nós, e isso não é algo que a gente pôde prever, é muito devastador. Mas a gente ama vocês, o Blink-182 ama vocês. Nos vemos em breve.”

Os fãs que compraram o Lolla Day para sábado (25), que era quando a banda se apresentaria, puderam ser ressarcidos, mas quem garantiu o Lolla Pass, não teve o seu dinheiro de volta.

O que os consumidores alegam?

O ponto levantado pelos consumidores é que, apesar de o Blink-182 ter sido a peça principal nas vendas dos ingressos, a atração não foi a única a cancelar o show. Os fãs evidenciam que outros artistas, de outros dias, também cancelaram suas apresentações.

Até o momento, os demais artistas que cancelaram o Lollapalooza são: Willow, Omar Apollo, Dominic Fike e 100 Gecs.