Lojas Renner (LREN3) negocia compra da C&A (CEAB3), diz colunista
A Lojas Renner (LREN3) estaria em negociações preliminares para comprar as operações da C&A (CEAB3) no Brasil, afirma o colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, sem dar mais detalhes da operação.
Hoje a Renner vale quase R$ 20 bilhões na bolsa contra R$ 750 milhões da C&A, que acumula queda de 86% desde que abriu capital, em 2019.
De acordo com comentário do BTG publicado após a notícia, a C&A poderia responder por 50% do tamanho da Renner valendo muito menos.
Em nota enviada à imprensa, a C&A diz que a companhia “não comenta rumores ou especulações de mercado e segue intensamente focada no desenvolvimento dos seus planos de negócio no país”.
“Como mencionamos desde 2021, o negócio pode fazer sentido estratégico, mesmo considerando potenciais fechamentos de lojas para reduzir a sobreposição (a Renner tem 663 lojas, contra 331 da C&A), assumindo oportunidades no negócio de crédito, sinergias com fornecedores e melhorias na produtividade das lojas”, discorre o analista Luiz Felipe Guanais.
Por outro lado, Guanais destaca que a negociação também significaria um complexo processo de integração para a Renner em sua divisão B&M, enquanto a empresa lida com uma concorrência cada vez maior de empresas nativas no digitais, especialmente a Shein.
Não é de hoje que a notícia de que C&A será vendida circula nos mercados. Em 2020, os Brenninkmeijer, família que controla a C&A, estudou se desfazer da posição no mercado brasileiro.
A companhia já se desfez das operações no México e na China, e uma venda das operações da companhia no Brasil não surpreenderia.