Lojas Americanas compra 70% do Grupo Uni.co, dono da marca Puket
A Lojas Americanas (LAME3), por meio de sua subsidiária IF Capital, comprou 70% do Grupo Uni.co, empresa especializada em varejo de franquias e dona da marca de moda Puket, mostra documento enviado ao mercado nesta terça-feira (20). O valor da negociação não foi revelado.
Além disso, o acordo prevê a aquisição do restante das ações (30%) em 3 anos, em uma faixa de valor pré-definida e de acordo com a performance do plano de negócios.
Com a compra, a Lojas Americanas, que possui forte presença no e-commerce, eleva ainda mais sua plataforma de varejo especializado em franquias e marcas próprias, somando-se à operação recentemente anunciada da criação da joint-venture com a BR Distribuidora (BRDT3) para a exploração do negócio de lojas de conveniência.
O Grupo Uni possui mais de 30 anos de experiência e atua por meio de uma estratégia omnichannel com uma rede de mais de 440 franquias, mais de 2.800 clientes multimarcas e canais digitais.
A empresa também é líder do segmento de “fun design”, lançando anualmente mais de 4 mil produtos exclusivos.
“Suas três marcas possuem uma forte conexão com seus mais de 1,8 milhão de clientes ativos”, afirmou.
Em outubro passado, a empresa pediu registro para uma oferta inicial de ações (IPO), em busca de recursos para comprar novos negócios, investir em tecnologia e reforçar o capital de giro.
No entanto, o plano não se confirmou, uma vez que a volatilidade do mercado acionário doméstico nos últimos meses atropelou a meta dela e de ao menos duas dezenas de outras empresas brasileiras que pretendiam fazer o mesmo.
Além da Puket, marca de moda (infantil e adulto) e acessórios, a companhia é dona da Imaginarium, que atua no mercado de presentes e design criativo, MinD, do segmento de decoração, e Lovebrands, modelo de franquia multimarcas onde os clientes encontram produtos das marcas Puket e Imaginarium.
“A aquisição poderá ampliar o sortimento em verticais estratégicas e de alta frequência (moda, acessórios, presentes e design), bem como aumentar o poder de desenvolvimento de produtos de marcas próprias, acelerando a expansão do supply chain (cadeia de mantimentos) nacional e internacional”, informou a Lojas Americanas.
O negócio passará por aprovação do Cade.
Com Reuters