BusinessTimes

Locaweb: “Queda nas margens foi proposital”, afirma CEO ao Money Times

16 nov 2021, 18:33 - atualizado em 16 nov 2021, 18:33
Fernando Cirne, CEO da Locaweb
Estratégia: Locaweb optou por trocar margem ebitda por crescimento, diz Cirne (Imagem: Divulgação/Locaweb)

O sentimento do mercado em relação ao balanço do terceiro trimestre da Locaweb (LWSA3) é de quebra de expectativa. Para analistas, a companhia conseguiu manter o ritmo de crescimento, mas a queda na margem ebitda, em função do aumento das despesas, foi demais para deixar passar batido.

As ações da empresa especializada em hospedagem de sites e computação em nuvem registraram forte queda nesta terça-feira (16), seguindo a trajetória negativa do pregão de sexta, quando fecharam cotadas a R$ 19,10. Os papéis da companhia derreteram 11,78%, negociados a R$ 16,85. O Ibovespa também ficou no vermelho, computando perdas de 1,82%, a 104.403,66 pontos.

Os custos e despesas operacionais do período saltaram 89,6% no comparativo anual, levando a uma queda de 12,3 pontos percentuais na margem ebitda ajustada, para 16%. No segmento de commerce, a margem caiu 26,3 pontos percentuais, a 15,8%, o que pode ser associado majoritariamente à consolidação das aquisições nos resultados e de despesas com marketing.

Na avaliação do Itaú BBA, a queda nas margens, em especial da divisão de commerce, pode levantar preocupações quanto a uma deterioração da métrica LTV/CAC (valor do cliente sobre custo de aquisição de clientes) e dúvidas sobre as margens consolidadas – se vão convergir a níveis orgânicos no longo prazo.

Em entrevista para o Money Times, Fernando Cirne, CEO da Locaweb, disse que a redução da margem foi um movimento proposital e controlado, feito para permitir que a empresa dê continuidade à sua trajetória de expansão.

Segundo o executivo, em um momento de reabertura econômica, em que a participação do e-commerce ainda é pequena no varejo brasileiro, a Locaweb não quer correr o risco de desacelerar.

“O que a gente está procurando é crescimento. A gente quer procurar crescer a receita. Esse é o nosso foco. Por isso, estamos abrindo mão de margem ebitda um pouco, para aproveitar esse momento e acelerar mais ainda”, explica.

No terceiro trimestre, a Locaweb intensificou os investimentos em marketing e na contratação de desenvolvedores. Isso levou a um aumento de mais de 40% na base de clientes do e-commerce nos primeiros nove meses do ano. Considerando a adição de lojistas da Bagy, adquirida em julho, o crescimento acumulado é de 96,6%.

“Não é pressão de margem”

O mercado usou bastante a palavra “pressão” para se referir à queda nas margens operacionais da Locaweb, ao que Cirne logo rebate. O CEO reforça que foi uma decisão consciente, visando não desacelerar a operação.

“Pressão seria se não tivesse opção. Eu tenho opção. Estou querendo manter o nível usando um pouco da minha margem através de marketing e, principalmente, acelerando o desenvolvimento de novos features que vão ajudar o meu cliente a vender mais”, diz o executivo.

Locaweb
A ação da Locaweb é uma das top picks do Itaú BBA no universo das techs (Imagem: Divulgação/Locaweb)

O Itaú BBA reconheceu que a queda faz parte do plano de crescimento da companhia e reiterou a ação como uma das suas top picks (favoritas) no setor de tecnologia, apesar dos resultados ruins do trimestre. A instituição espera que essa estratégia comece a dar frutos no médio prazo.

O Bank of America defendeu que margens menores não são necessariamente algo ruim, visto que o aumento na linha das despesas ocorreu principalmente devido às aquisições. Para uma empresa como a Locaweb, do setor de tecnologia, crescimento é fundamental. As empresas precisam se expandir, principalmente quando estão criando um ecossistema.

O Itaú BBA manteve a recomendação de outperform (desempenho esperado acima da média do mercado), pois vê o papel sendo negociado com desconto de 47%, 35% e 68% para VTEX, BigCommerce e Shopify, respectivamente. O preço justo sugerido é de R$ 33,10.

O Bank of America reforçou a recomendação neutra para o nome. No entanto, divulgou um novo preço-alvo de R$ 24, após cortar as estimativas de ebitda em 8% para 2021 e 12% para 2022.

A XP Investimentos aproveitou a divulgação dos resultados para atualizar o preço-alvo para 2022, agora de R$ 30, ante os R$ 32 para o fim de 2021. A corretora reforçou sua indicação de compra para a ação, pois continua otimista com as perspectivas futuras da companhia. Na avaliação dos analistas, a Locaweb tem espaço para se consolidar no mercado, dada a posição sólida de caixa.

“Máquina de M&A” de olho em parcerias

Um dos pontos altos da tese de investimento da Locaweb é a disposição em comprar empresas. Não é à toa que a companhia ganhou o apelido de “máquina de M&A (fusões e aquisições)”.

Seu diretor financeiro, Rafael Chamas, destaca a consistência estratégica da companhia na hora de escolher uma empresa com base na jornada do cliente. Segundo ele, a Locaweb faz aquisições sempre pensando em como concluir o novo ativo no ecossistema.

De acordo com o executivo, uma boa integração aumenta a possibilidade de vendas cruzadas e features, impactando de forma positiva a performance das empresas adquiridas – e, consequentemente, os números consolidados.

Outra característica da Locaweb é a atenção que a companhia dá para os fundadores. Segundo o Bank of America, existem fortes sinais de oportunidades para os fundadores das empresas adquiridas agora que Vindi e Yapay serão fundidas.

Whatsapp
Parceria inédita na América Latina: a Tray e a Social Miner desenvolveram um recurso de campanhas inteligentes dentro da plataforma da Tray usando o WhatsApp como ponto de captação de lead (Imagem: REUTERS/Thomas White)

A Locaweb decidiu fundir as empresas Vindi e Yapay. Essa unificação dará origem a uma nova unidade de soluções de pagamentos e serviços financeiros, que será liderada por Rodrigo Dantas, fundador da Vindi.

Com a agenda de M&A encaminhada, a companhia deu mais um passo na evolução de seu ecossistema e fechou uma parceria com o WhatsApp.

A Tray e a Social Miner desenvolveram um recurso de campanhas inteligentes dentro da plataforma da Tray usando o WhatsApp como ponto de captação de lead e de comunicação com clientes de e-commerce de forma automática.

Willians Marques, responsável pela unidade de commerce da Locaweb, diz que a novidade potencializa a aquisição de novos consumidores e melhora o atendimento desses compradores. Marques também destaca o ineditismo dessa parceria na América Latina.

“Até então, não era acessível para pequenas empresas. Somente a grandes empresas. Então, a gente vai democratizar essa tecnologia”, afirma.

A Locaweb acredita que a parceria tem potencial de virar um grande gerador de tráfego para as lojas. “Estamos vendo como um grande trunfo de lançamento para as pequenas empresas”, completa Marques.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar