BusinessTimes

Locaweb (LWSA3): Safra corta preço-alvo, mas não abre mão das ações

08 jun 2022, 20:01 - atualizado em 08 jun 2022, 20:01
Locaweb
Safra ainda enxerga a Locaweb com um “longo caminho de crescimento pela frente no setor de e-commerce” (Imagem: Facebook/locaweb)

O Banco Safra reduziu o preço-alvo para 2022 das ações da Locaweb (LWSA3), de R$ 21 para R$ 10.

O novo preço-alvo para a companhia negociaria a 4,6 vezes o múltiplo EV/Vendas (valor da empresa sobre vendas) e 29,2 vezes o múltiplo EV/Ebitda (valor da empresa sobre Ebitda) para 2022, de acordo com o banco.

Apesar do corte, o Safra ainda enxerga a Locaweb com um “longo caminho de crescimento pela frente no setor de e-commerce“, e por isso reiterou sua recomendação de compra.

“Apesar dos riscos decorrentes da diluição da margem Ebitda no curto prazo, as recentes aquisições da Locaweb devem compensar no longo prazo, beneficiando a lucratividade ao longo do tempo”, comenta.

Os últimos resultados de lucros da Locaweb vieram pressionados devido à integração de aquisições e despesas de marketing. Isso fez com que a margem Ebitda da companhia encolhesse quase 10 pontos percentuais em termos anuais.

O Safra reconhece que a Locaweb está abrindo mão da lucratividade de curto prazo para entregar crescimento no longo prazo.

“Recentes aquisições trouxeram para a empresa negócios que ainda estão em maturação fase, com margens em construção, mas também novas soluções que devem fortalecer o portfólio de soluções da Locaweb”, defende.

O Safra não acredita que a companhia voltará a apresentar uma deterioração dessa dimensão, mas também acha difícil que ela atinja em breve margens semelhantes a de 2021, de 17,9%.

Desconto injusto?

Para o Safra, o valuation atual pode representar “um ponto ideal” para o longo prazo.

De acordo com o Safra, as ações da Locaweb estão rodando a 3,1 vezes o múltiplo EV/Vendas em 2022, “desconto relevante” quando comparado com algumas empresas de softwares (Saas), negociadas a 8 vezes, em média, ou a Shopify, negociada a 7,2 vezes.

Na avaliação do banco, isso não é justo, “considerando que ambas têm expectativas semelhantes de crescimento de receita, 21% entre 2022 e 2025 para Locaweb versus 29% para Shopify”.

O Safra destaca oito pontos que reforçam sua recomendação de compra para a Locaweb:

  1. Domínio em um segmento fragmentado;
  2. Oportunidade de penetração em um mercado amplo;
  3. Modelo de negócio com forte fluxo de receitas recorrentes a partir de uma base diversificada de clientes;
  4. Portfólio extenso de produtos gera oportunidades de cross-selling e up-selling;
  5. Capacidade de aumentar base de clientes na plataforma Tray, bem como potencial de expandir a receita média por usuário;
  6. Relação atrativa entre valor do usuário ao longo do tempo e seu custo de aquisição;
  7. Divisão voltada ao e-commerce deve mostrar tendência de crescimento no longo prazo, com o avanço das vendas online no Brasil;
  8. Fusões e aquisições devem ser uma fonte adicional de criação de valor.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Participe do grupo Comprar ou Vender no Telegram!

Faça parte do grupo do Comprar ou Vender no Telegram. Você tem acesso em primeira mão às principais indicações de investimentos dos analistas brasileiros e estrangeiros e ainda participa das discussões sobre os temas. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.