Locaweb (LWSA3): Margens devem pesar, mas analistas veem salto de 190% das ações
Os resultados “fracos” da Locaweb (LWSA3) no quarto trimestre, conforme já esperado pelos analistas, empurraram as ações da companhia mais de 9% para baixo na abertura do pregão desta quinta-feira (24).
A receita líquida da empresa no trimestre cresceu 75,3% na comparação anual, “o que foi impressionante”, destacou o Safra. No entanto, as margens operacionais continuaram pressionadas, em função das aquisições.
Embora os analistas acreditem que a Locaweb tem um potencial atrativo no longo prazo — devido ao potencial de consolidação do mercado que atua e ao seu ecossistema digital completo para capturar e reter pequenas e médias empresas —, as incertezas quanto ao potencial de recuperação de margens devem pesar.
“Estamos cautelosos em relação a severas contrações de margem e desaceleração de receita daqui para frente, o que deve aumentar as preocupações gerais dos investidores, especialmente neste momento de mercado”, afirmam os analistas da XP.
Apesar disso, a XP mantém a recomendação de compra para LWSA3, com preço-alvo para o final de 2022 de R$ 30 — o que implica uma potencial alta de cerca de 190%, com base no último fechamento (23).
Destaques do 4T21
No segmento de commerce, as vendas da Locaweb saltaram 203% na comparação anual, atingindo R$ 141 milhões. Segundo a XP, o número foi impulsionado pela alta de 26% no GMV (Volume bruto de Mercadoria), crescimento de 53% na base de assinantes da plataforma e aumento de 60% de notas fiscais Bling.
Além disso, a corretora destaca que o TPV (Volume Total de Pagamentos) aumentou 59% no trimestre, mostrando forte penetração do Yapay, solução de pagamento da Locaweb.
Já no segmento BeOnline/SaaS — corresponde aos serviços de hospedagem de sites, domínios, computação em nuvem e servidores da companhia e de software como serviço — as vendas atingiram R$ 105 milhões, uma alta de 12%, impulsionado por um “tímido” aumento de 1,2% no número de clientes.
A Locaweb ainda teve uma mudança gradual no mix de receita dentro do segmento, uma vez que o crescimento dos produtos SaaS é mais acelerado que o do BeOnline. Atualmente a receita de produtos SaaS já representa 40% da receita do segmento.
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