Coluna da Roberta Scrivano

Locaweb (LWSA3) amplia atuação com soluções de tecnologia para grandes empresas; confira entrevista da Wake

10 maio 2023, 10:00 - atualizado em 10 maio 2023, 9:56
Locaweb
Locaweb (LWSA3) amplia atuação com soluções de tecnologia para grandes empresas; confira entrevista com Alessandro Gil, da Wake (Imagem: Facebook/Locaweb)

A Locaweb (LWSA3) lançou recentemente a Wake. A nova marca é a unificação de companhias consolidadas e reconhecidas pelo mercado brasileiro.

O objetivo é de suprir uma demanda de grandes negócios, buscando alavancar operações e oferecer um ecossistema completo de soluções de e-commerce. Ao todo, três pilares dão sustentação à nova marca da Locaweb.

O primeiro é a Wake Experience, focada em captar, medir e entender o comportamento do consumidor. O outro é a Wake Commerce, uma plataforma 100% voltada ao varejo, fluida e personalizável. Tem ainda a Squid by Wake, a maior plataforma de tecnologia, que liga influenciadores às marcas.

Alessandro Gil, vice-presidente responsável pela Wake, conversou com a coluna sobre os principais desafios para a criação da marca e o que esperar dela. Confira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como foram esses primeiros dias de operação oficial da Wake?

Para mim, e todo o time da Wake, o lançamento oficial da marca foi o que tornou tangível o trabalho dos verdadeiros “primeiros dias” há mais de um ano atrás. Estes últimos 12 meses foram realmente especiais em alguns aspectos, como a evolução dos produtos, a escolha da nova marca e a própria criação da cultura Wake. Mas, o que trouxe significado a todo o processo foi ouvir de clientes e ecossistema que a história que estamos escrevendo, o posicionamento e estratégia de produtos fazem total sentido para o mercado de médias e grandes empresas.

Tudo isso obviamente veio se construindo e se consolidando ao longo dos últimos meses. Termos as pessoas certas, as escolhas assertivas dos caminhos de produto e foco, fizeram toda a diferença para mostrar mais do que uma história interessante, e uma marca legal. Trouxemos resultados reais para nossos clientes.

Por que a Locaweb entendeu que seria necessário criar uma marca nova?

A conexão com clientes maiores, o que até então não era um foco claro para a Locaweb, precisava de um Storytelling claro e mais independência das marcas que já são super bem sucedidas dentro do grupo, como a própria Tray e Bling. Ao mesmo tempo, cada uma das marcas que hoje compõem a Wake tinha um viés de comunicação próprio, e o que estamos buscando é posicionar a Wake como especialista na jornada de digitalização de varejistas e marcas de médio e grande porte. Aproveitamos então o ajuste de rota da evolução dos produtos, e a necessidade de criar uma nova personalidade e Storytelling para conceber a Wake.

Já é possível medir o tamanho da Wake no grupo Locaweb?  

Nós contamos com aproximadamente 700 colaboradores e mais de 2.300 clientes. Estamos falando de marcas de grande relevância, como Magalu (MGLU3), Riachuelo (GUAR3), Stanley e PuraVida, por exemplo. Tão importante quanto os números apresentados é o enorme potencial que nós temos para alavancar as operações. A tendência e a expectativa são de que a gente consiga avançar para que a Locaweb contribua para o crescimento dos negócios no Brasil.