BusinessTimes

Locaweb compra Squid, plataforma que conecta influenciadores digitais a empresas, por R$ 176,5 mi

05 out 2021, 9:34 - atualizado em 05 out 2021, 9:34
Mídia, Influencer, Digital, Redes Sociais
A Squid atualmente conta com mais de 100 mil influenciadores cadastrados (Imagem: Unsplash/@stvgale)

A Locaweb (LWSA3) anunciou nesta terça-feira (5) a aquisição da Squid, que atua no segmento de Creators Economy. A plataforma com foco em PMEs (pequenas e médias empresas) conecta criadores de conteúdo com empresas que querem usar a audiência dos influenciadores para impulsionar as vendas.

O valor do negócio é de aproximadamente R$ 176,5 milhões, sujeito a determinados ajustes de dívida líquida e capital de giro, usuais neste tipo de transação. Os sócios fundadores Felipe Oliva e Carlos Tristan, que poderão ter direito a receber earnout, continuarão na operação da Squid junto com o time de colaboradores.

A Squid atualmente conta com mais de 100 mil influenciadores cadastrados. Por meio de machine learning, a Squid automatiza todo o processo de identificação, recrutamento, gestão e pagamento de influenciadores digitais visando ajudar marcas a impulsionarem o resultado de suas campanhas, aumentando vendas e dando visibilidade.

“A forma como as pessoas interagem com as marcas vem mudando muito ao longo dos últimos anos. Quem nunca comprou um produto ou contratou algum serviço depois de ver alguém que admira e acompanha nos canais digitais falando sobre ele ou simplesmente o utilizando. A Squid está trazendo para o grupo Locaweb a oportunidade de juntos, democratizarmos esse mercado de conteúdo no Brasil”, disse Fernando Cirne, CEO da Locaweb.

Os mais de 100 mil influenciadores cadastrados na plataforma produziram mais de 300 mil conteúdos, que foram exibidos mais de 700 milhões de impactos. A receita anual recorrente (ARR) da Squid é superior a R$ 100 milhões, com crescimento de triplo dígito em 2021.

Essa é a décima terceira aquisição anunciada pela Locaweb desde a realização da sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). A compra da Squid indica que a empresa continua buscando maneiras de incrementar seu portfólio com soluções voltadas ao varejo digital.

Em entrevista exclusiva para o Money Times, o CFO da Locaweb, Rafael Chamas, deixou claro que o objetivo da companhia é dar ao cliente a possibilidade de ter acesso a tudo o que é relevante para a sua jornada com a melhor experiência possível.

A Locaweb tem operações em toda a jornada do cliente, desde soluções para alavancar a audiência do site (Social Miner) até sistema de ERP (Bling), vendas por assinaturas (Vindi) e relacionamento com clientes via chatbot (Octadesk).

Chamas contou que a Locaweb está trabalhando para expandir suas operações em três frentes: captação de leads, com a tendência de live commerce abrindo oportunidades; serviços financeiros (a Locaweb tem uma solução de crédito, mas não conta, por exemplo, com uma conta para pagamentos); e logística (apesar de ter a Melhor Envio, a empresa ainda não oferece fulfillment ao cliente).

“Com a nossa forma de trazer empreendedores e retê-los aqui, o nosso êxito em fazer integração bem feita e a contribuição que isso tem trazido para os dados econômicos do grupo, eu diria que o mercado demanda que a gente compre cada vez mais”, disse o CFO.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar