Locaweb: apesar de cara, ação vale a pena; analistas veem crescimento via fusões ainda forte no futuro
A XP Investimentos retomou a cobertura das ações da Locaweb (LWSA3) com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 32. De acordo com a corretora, o papel da companhia ainda oferece uma tese de investimento atrativa.
Apesar de a ação ser negociada a um múltiplo EV/Receita (valor da empresa sobre receita) de 15,8 vezes em 2021 (contra 8,5 vezes para os pares), o que parece alto em um primeiro momento, os analistas acreditam que o prêmio é justificado pelas “sólidas oportunidades de crescimento” que a Locaweb terá à frente.
“A empresa possui um sólido histórico de fusões e aquisições, tendo adquirido seis empresas antes de seu IPO em fevereiro de 2020 e mais nove desde então para fortalecer seu portfólio. As integrações recentes estão indo melhor do que o esperado e todos os fundadores permaneceram na Locaweb”, destacaram Danniela Eiger, Marco Nardini e Bernardo Guttmann, em relatório divulgado ontem à noite.
A XP acredita que a companhia continuará crescendo de forma inorgânica no futuro, e em um ritmo ainda mais acelerado. A corretora enxerga na Locaweb a intenção de transformar seu ecossistema em um ponto único para pequenas e médias empresas.
“A estratégia e o foco da Locaweb é oferecer o ecossistema mais completo para seus clientes, com todos os serviços necessários para apoiar seus consumidores em sua jornada de compras”, comentaram os analistas.
Em entrevista ao Money Times, o CEO da empresa, Fernando Cirne, disse que a Locaweb foi muito assertiva em aquisições. A ideia, explicou o executivo na ocasição, é expandir as operações com empresas que vão “resolver a vida inteira” do cliente para que todas as suas necessidades possam ser atendidas dentro do ecossistema da companhia.
Na avaliação da XP, existe espaço para maior consolidação do mercado. Com sólida posição de caixa após o aumento de capital realizado em fevereiro deste ano, a Locaweb seguirá bastante ativa em sua jornada de aquisições para oferecer um portfólio cada vez mais diversificado e completo, principalmente considerando a transformação do varejo online no Brasil.
A XP projeta um crescimento médio anual para os próximos três anos de 52% na receita, 67% no Ebitda e 190% no lucro líquido.
Riscos
A tese de investimento da Locaweb não está livre de riscos. De acordo com a XP, um dos principais pontos de atenção é a maior competição no segmento de commerce. No entanto, a corretora destacou que as empresas concorrentes estão bem atrás em termos de proposta de valor de suas plataformas e consolidação de mercado.
Outro risco diz respeito à mudança de posicionamento de ações de crescimento e tecnologia (como é o caso da Locaweb) para ações de valor no mercado conforme a campanha de vacinação avança no país.
Ainda assim, a XP continua otimista com os resultados da empresa e tem uma perspectiva positiva de curto e longo prazo para o nome.