Localiza-Unidas: Veja o relatório do Cade que levantou novas dúvidas sobre a fusão
A compra Unidas (LCAM3) pela Localiza (RENT3) agora é vista como “complexa” pela superintendência-geral do Cade, que decidiu realizar novas diligências para aprofundar a análise do caso, a fim de que não haja prejuízo à concorrência.
“Embora a classificação como um negócio complexo já fosse esperada pelos investidores, por envolver uma fusão entre os dois líderes de mercado, a classificação oficial pode aumentar um pouco a percepção de risco em relação à aprovação da transação, pois mostra que o órgão agora irá reunir informações adicionais para justificar a fusão, além das informações já divulgadas pelas empresas”, aponta o BTG Pactual em um relatório divulgado nesta quinta-feira (20).
Segundo a nota técnica, obtida pelo Money Times, o órgão identificou preocupações em sete itens. Muitos já eram aguardados pelo mercado, mas dois pontos chamaram mais a atenção.
“Já esperávamos que o Cade classificasse esta fusão como um acordo complexo. Entretanto, o órgão está levantando preocupações sobre a gestão de frotas e seminovos, o que, a nosso ver, teria menor probabilidade de restrições potenciais”, avaliam os analistas da Ágora, Victor Mizusaki e Wellington Lourenço.
O Cade irá olhar mais profudamente sobre o potencial poder no “mercado de venda de automóveis e veículos comerciais leves usados (atacado e varejo) em determinados mercados geográficos”.
Veja a decisão:
(Com Reuters)