Localiza (RENT3): 5 pontos de preocupação para a empresa, segundo o BofA
Apesar de manter a recomendação de “compra” para as ações da Localiza (RENT3), o Bank of America (BOAC34) mapeou cinco pontos que podem causar preocupação para a companhia.
Segundo o BofA, fatores como gargalos automáticos; crescimento limitado dos lucros; tarifas mais altas limitando o crescimento dos volumes; margens decepcionantes; e o balanço em meio a um ambiente de taxas crescentes podem atrapalhar o caminho do crescimento da Localiza.
“Embora admitamos que as companhias possam levar mais tempo para normalizar a produção de veículos no Brasil, acreditamos que a Localiza poderia se beneficiar de um melhor mix de vendas, com as companhias alocando mais veículos para aluguel de carros, refletindo a fraqueza das vendas no varejo em meio a um ambiente macro desafiador”, explicam os analistas do BofA.
Segundo o Banco “os lucros da Localiza, embora devam crescer em um ritmo mais modesto (+10% A/A), esperamos um ano em que os lucros das operações principais ganhem relevância à medida que a RENT3 acelere as operações de aluguel de carros e os ventos de venda de carros usados começam a diminuir, em oposto à situação de 2021”.
O BofA também aponta que “uma das principais medidas para lidar com os preços mais altos dos carros novos e as taxas crescentes é ajustar as tarifas de aluguel” e que, de tal forma, “pode-se argumentar que o aumento das tarifas poderia reduzir substancialmente o crescimento do volume”, mas não é o que os analistas acreditam.
“Os produtos substitutos de aluguel de carros também aumentarão; produtos disruptivos, como o driver Meoo & Localiza, continuarão a impulsionar o crescimento de volume neste ambiente; e, mais importante, a RENT3 tem necessidades menores de aumentar as tarifas do que os pares daqui para frente, dada a menor expansão do capital investido por veículo”, explicam eles.
Para o BofA, as “margens e balanços decepcionantes em meio a taxas crescentes” aconteceram por “uma expansão mais suave da frota e por investimentos mais pesados em novas tecnologias, força de trabalho e infraestrutura geral”.
“Em suma, embora admitamos a dor de curto prazo dos números 1 e 2, os vemos como fundamentais à medida que a empresa se prepara para avançar ainda mais na jornada de mobilidade além da experiência tradicional de aluguel de carros. Por último, destacamos que o balanço da RENT3 deverá ter um papel relevante com a subida das taxas”, afirma.
A Localiza irá divulgar seus resultados no dia 22 de fevereiro, próxima terça-feira. O preço-alvo da RENT3, para o BofA, é de R$ 68,00.