LocalBitcoins usa ferramentas de monitoramento da Elliptic por conta de compliance
A corretora ponto a ponto (P2P) de criptoativos LocalBitcoins reforçou seu cumprimento à lei ao adotar as soluções de monitoramento em blockchain da Elliptic.
Agora, a corretora finlandesa usa o software da Elliptic para evitar o uso ilegal de sua plataforma e cumprir com a Quinta Diretiva Antilavagem de Dinheiro (AMLD5) da União Europeia. LocalBitcoins é a principal plataforma utilizada para fundos criminosos, segundo análise recente da CipherTrace.
Agora, a corretora automatizou seu processo de compliance com as ferramentas da Elliptic para não ter que realizar a devida diligência de clientes e relatar transações suspeitas manualmente.
A automatização economiza tempo e dinheiro, afirmou Tom Robinson, cofundador e cientista-chefe da Elliptic, ao The Block.
A iniciativa da LocalBitcoins vem após suas medidas de Conheça seu Cliente (KYC) implementadas em outubro, que parece ter afetado sua participação de mercado. Em junho, Paxful, adversária da LocalBitcoins, a ultrapassou em volume global de negociações semanais pela primeira vez.
LocalBitcoins já teve volumes de negociação de mais de US$ 39,5 milhões na semana do dia 6 de junho, enquanto a Paxful teve volumes de quase US$ 39,8 milhões.
Recentemente, a LocalBitcoins contou ao The Block que as medidas de KYC a ajudaram a reduzir transações de mercados ilegais em quase 70% entre setembro de 2019 e maio de 2020.
Paxful também usa ferramentas de monitoramento em blockchain da Chainalysis desde março deste ano para identificar e investigar transações cripto de alto risco.
Robinson afirmou que a empresa trabalha com “inúmeras corretoras cripto P2P” e está “em discussões ativas” com muitas outras. Robinson se negou a revelar o nome dessas corretoras.