Lista de nomes favoritos de Lula para vaga no STF não inclui mulheres; veja cotados
Com a proximidade aposentadoria da ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), em outubro, começa a ficar acirrada a disputa de nomes para a indicação do presidente Lula à vaga na Suprema Corte. No entanto, só homens estão na disputa.
Com isso, caso o presidente mantenha sua escolha entre um público masculino, o STF contará apenas com Carmén Lúcia como mulher entre os 11 ministros da corte.
O presidente tem em vista dois favoritos para a vaga: o advogado geral da União Jorge Messias, o ‘Bessias‘, antigo aliado do governo e o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União). Circulam também nomes como o de Flávio Dino, atual ministro da Justiça, e de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado. Luis Felipe Salomão, do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) também estaria na disputa.
O governo Lula sofre pressão de eleitores, de políticos progressistas e de parte do próprio PT para a indicação de uma mulher para a corte, o que pode prejudicar a imagem do governo com a indicação de mais um homem, visto que Lula já indicou, recentemente, o advogado Cristiano Zanin para o STF.
Zanin, no entanto, tem dado votos conservadores e desagradado parte do eleitorado petista. Ele votou contra a descriminalização da maconha para uso pessoal, e contra a tipificação de homofobia como injúria racial, entre outros votos considerados impopulares nas alas progressistas.
- Medida provisória de Lula vai taxar dividendos de fundos imobiliários e Fiagros: entenda se mudanças vão impactar na sua carteira no Giro do Mercado desta quarta-feira (30), é só clicar aqui para assistir! Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times.