Moedas

Lira turca cai quase 8% após rali ajudado por intervenções

27 dez 2021, 8:01 - atualizado em 27 dez 2021, 8:01
Notas de lira em casa de câmbio em Ancara, Turquia 27/09/2021.
A lira chegou a enfraquecer nesta segunda-feira a 11,6 por dólar, reduzindo as perdas em seguida para 11,35 (Imagem: REUTERS/Cagla Gurdogan)

A lira caía quase 8% contra o dólar nesta segunda-feira em meio à persistente preocupação do investidor com a política monetária da Turquia, depois de saltar mais de 50% na semana passada com bilhões de dólares em intervenções estatais no mercado.

A moeda turca também recebeu suporte na semana passada de uma medida do governo para cobrir as perdas cambiais em certos depósitos.

A lira chegou a enfraquecer nesta segunda-feira a 11,6 por dólar, reduzindo as perdas em seguida para 11,35.

“A maior resistência está em 11,45 e 12,0, com níveis de suporte de 10,57 e 10,25,” disse a QNB Invest em boletim diário.

O rali da semana passada levou a moeda turca de volta a níveis vistos em meados de novembro.

Na segunda-feira passada, ela despencou para uma mínima recorde de 18,4 por dólar, depois de um mês de perdas devido a temores com a inflação em meio a uma sucessão de cortes dos juros concebidos pelo presidente Tayyip Erdogan.

No nível atual, a moeda ainda está 35% mais fraco em comparação com o final do ano passado.

Erdogan apresentou na segunda-feira passada um esquema segundo o qual o Tesouro e o banco central vão reembolsar perdas em depósitos convertidos em lira conta moedas estrangeiras, provocando o maior rali intradiário da moeda turca.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar