Lira turca cai e chefe de grupo empresarial questiona política monetária do país
A lira turca recuou 1,7% nesta quinta-feira, e acumula queda de cerca de 22% nos últimos nove pregões, em meio a persistentes preocupações de investidores sobre o avanço da inflação para um pico em 19 anos, após uma série de cortes heterodoxos nos juros.
A moeda enfraqueceu a 13,89 em relação ao dólar, antes de reduzir suas perdas, para 13,745 às 8h no horário local.
No ano passado, a divisa caiu 44%, em seu pior ano desde que o partido do presidente Tayyip Erdogan, AK, chegou ao poder em 2002.
Simone Kaslowski, chair da Tusiad, a principal associação empresarial da Turquia, disse na quarta-feira que o salto da inflação anual para 36,1% mostra claramente a necessidade de reconsiderar as medidas de política monetária tomadas pela Turquia.
“Se esses são os passos certos, por que a inflação está tão alta?”, disse ele em um painel econômico de acordo com o site de notícias T24.
“O tempo é precioso. Como um país, o custo de usar esse tempo de maneira mais adequada é ainda mais alto agora do que antes.”
O ministro das Finanças turco, Nureddin Nebati, disse na quarta-feira que o governo agora priorizará a luta contra a inflação, mas acrescentou que abandonou “políticas ortodoxas” e está traçando seu próprio caminho.